Viagora

Seduc realizará 1º Seminário de Aprendizagem Ubíqua em Teresina

O evento acontecerá na próxima sexta-feira (1), no Auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), no Centro Administrativo, zona norte da capital.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), com parceria do Instituto Ubíqua e da Brucke Le Pont – Suíça, divulgou nessa segunda-feira (28), que realizará o “1º Seminário de Aprendizagem Ubíqua (SAU)”. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (1), no Auditório da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), no Centro Administrativo, localizado no bairro Matinha, na zona Norte de Teresina.

De acordo com a Seduc, o seminário é um evento para a reflexão sobre aprendizagem ubíqua na educação forma e apresentação da metodologia dos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua e da plataforma a “Educar Nestante”, adotados em escolas públicas do Semiárido piauiense. Tem como objetivo de promover uma discussão ampliada, com a participação de diferentes atores, para a construção e aprofundamento dos conhecimentos sobre aprendizagem ubíqua e sua apropriação na educação formal.

Ainda de acordo com a Seduc, o evento terá como tema “Aprendizagem ubíqua na educação formal”, e contará com a palestra da professora do Instituto de Mídia e Indústrias Criativas da Universidade de Loughborough, em Londres, Ana Cristina Suzina, que ministrará “Que ser humano emerge das mídias digitais”, e ainda terá duas mesas redondas com estudiosos da área, como também a presença de profissionais da Rede Estadual.

Inscrições

O Seminário de Aprendizagem acontecerá de forma híbrida, das 8h30 às 13h30, e terá vagas limitadas para participação presencial. O interessado que deseja participar, deverá se inscrever até o dia 30 de novembro através do site: ubíqua.org.br/sal, e serão gratuitas para professores da Rede Estadual. No formato presencial, os professores poderão participar por meio do “Canal Educação do Governo do Estado/Seduc”. Os demais interessados podem comparecer pela plataforma Zoom Meet, do Instituto Ubíqua. 

Confira a programação:
8h30 – Solenidade de abertura
9h00 – Palestra: “Que ser humano emerge das mídias sociais digitais?
Com: Ana Cristina Suzina (professora do Instituto de Mídia e Indústrias Criativas da Universidade de Loughborough, em Londres – Inglaterra).

10h00 – MESA REDONDA: APRENDIZAGEM UBÍQUA, CONCEITOS E PRÁTICAS. O EXEMPLO DO EDUCAR NESTANTE                  Com: Graciele Barroso (professora e coordenadora Pedagógica do projeto Educar Nestante), Jessé Barbosa (presidente do Instituto Ubíqua) e Fábio Medeiros (professor da Rede Pública Estadual e membro da Equipe do Educar Nestante).

11h30 – MESA DE DEBATE: A APRENDIZAGEM UBÍQUA NA EDUCAÇÃO FORMAL
Com: Nádia Cataryna Nogueira e Silva (Gestora da Coordenação de Tecnologia Educacional (CTE) do Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD/UFPI), Mazé Mendes (Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem – SEDUC-PI), Geórgia Cruz (Professora da Universidade Federal do Ceará e do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia – LabGrim) e Viviane Holanda (Diretora da Unidade de Mediação Tecnológica – Canal Educação – Piauí – da SEDUC-PI).

Facebook
Veja também