Viagora

Casos de Covid-19 apresentam estabilidade no Piauí, diz Sesapi

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, apesar da estabilidade, as mortes causadas pelo vírus apresentaram alta.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou o Boletim Epidemiológico da 51ª semana, correspondente à 18 a 24 de dezembro, que apontou uma estabilidade nos registros de Covid-19 no Piauí. No entanto, as mortes causadas pelo vírus apresentaram alta.

De acordo com a Sesapi, a variação dos casos em duas semanas foi de 150% na 50 semana, para 8 na semana 51. Já na 49ª semana epidemiológica, o Estado registrou uma variação de 391%. Na última semana, a média móvel apresentou 389 casos.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, em relação aos óbitos causando pelas complicações da Covid-19, a variação passou de 8% nas últimas duas semanas para 64%. A média móvel de mortes pela doença ficou em 3, apresentando alta, com a comparação à semana 49ª semana que teve 02 óbitos pela doença.

“Esses números mostram que a população vem seguindo as medidas determinadas nos decretos do Governo do Estado e precisamos que os mesmos mantenham esses cuidados para que o vírus possa ser disseminado”, destacou Neris.

O Boletim constatou ainda que o Índice de Transmissibilidade da doença, em comparação aos últimos 15 dias passando de 1,54 para 0,78. Já a taxa positividade dos testes RT-PCR caiu de 36% para 27%.

O Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, destacou que a redução no número de casos é animadora.

 “Significa que os nossos esforços em cumprir as medidas sanitárias estão dando resultado. E é importante concluir o esquema vacinal para que todos possamos ficar mais tranquilos em relação à doença. Por isso, pedimos que todos completem esse ciclo, principalmente aos pais e responsáveis, que levem suas crianças para serem vacinadas”, disse o superintendente.

Neris Júnior, as internações causadas pelo vírus apresentaram estabilidade, com a ocupação caindo de 80 para 27 internados. As unidades de terapia intensiva caíram de 30 para 22 pacientes.

“É muito importante mantermos o uso de máscaras e seguir todas as orientações de prevenção da doença” concluiu o secretário.

Facebook
Veja também