TJ-PI autoriza nomeação de candidato fora do número de vagas em concurso
De acordo com o TJ-PI, a prefeitura do município tentava refazer a decisão de 1º Grau que garantiu a nomeação do candidato através de remessa necessária ao colegiado.
Nesta quinta-feira (17), a 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) anunciou que manteve a sentença que garante a nomeação de um candidato aprovado fora do número de vagas em concurso público realizado na prefeitura de José de Freitas.
De acordo com o TJ-PI, a prefeitura do município tentava refazer a decisão de 1º Grau que garantiu a nomeação do candidato através de remessa necessária ao colegiado.
Contudo, os membros da 6ª Câmara de Direito Público, por meio do fundamento no art. 14, § 1º, da Lei nº 12.016/09, tomaram conhecimento sobre a remessa necessária para nega-lhe provimento, dessa forma fica mantida a sentença em todos os seus termos.
De acordo com Acórdão, “os candidatos aprovados em concurso público, fora do número de vagas, não têm direito subjetivo à nomeação, pois cabe à administração pública escolher se realizará a contratação, segundo sua própria conveniência e oportunidade, sem que isso configure preterição imotivada de aprovado em concurso público”.
Porém, o candidato conseguiu provar que “servidores temporários estão ocupando, há vários anos, cargos que deveriam ser destinados a servidores efetivos, o que faz surgir o direito subjetivo à nomeação”.
A garantia da nomeação do candidato foi mantida através dos integrante do órgão que concordaram com a sentença da Vara Única de José de Freitas.
-
OAB-PI solicita criação de Varas especializadas em Direito das Sucessões
O debate que ocorreu nessa sexta-feira (01), contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBFAM-PI) e da Comissão Nacional de Direito das Sucessões do Conselho Federal (DFOAB). -
MPF reabre inscrições para seleção de Serviço Voluntário em Corrente
O processo seletivo destina-se ao preenchimento de duas vagas para prestar serviços de assessoria ao procurador da República. -
PJe se torna único sistema processual do Judiciário piauiense
De acordo com o TJ-PI, a ação se configura como um avanço da gestão de tecnologia da informação do órgão, que visa tornar a prestação jurisdicional mais eficiente. -
-
Dr. Pessoa participa do primeiro dia do Arraiá Popular em Teresina
Além de proporcionar diversão aos cidadãos da capital o evento também tem como objetivo de arrecadar alimentos para serem doados a famílias carentes -
Promotoras querem solução para falta de professor no curso de medicina da UESPI
As promotoras de Justiça Carmelina Moura e Flávia Gomes definiram um prazo de 30 dias para solucionar os problemas apresentados pelos estudantes.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir