Viagora

Lucas Pereira diz que projeto que recria Semcom será entregue na Câmara

De acordo com o coordenador, a recriação da Secretaria de Comunicação irá trazer maior autonomia para desenvolvimento do trabalho na pasta.

Nesta terça-feira (08), o coordenador de Comunicação da prefeitura Municipal de Teresina, Lucas Pereira, falou sobre a recriação da Secretária de Comunicação e outros projetos que serão encaminhados a Casa Legislativa pelo prefeito Dr. Pessoa.

Lucas Pereira afirmou que a transformação da Secretaria em Coordenadoria de Comunicação se deu devido ao cumprimento de uma Lei Federal que vedava a criação de novos cargos e estruturas aos municípios que receberam recursos federais para auxílio durante a pandemia.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraLucas Pereira
Lucas Pereira

“Nós estamos no segundo ano de Governo, no início o Dr. Pessoa assumiu com seu plano de governo, sua ideia de fazer política pública e quando a gente assumiu o Dr. Pessoa precisou fazer uma série de adequações tendo em vista que era uma nova administração assumindo após mais de 30 anos de um mesmo grupo no poder. Então foi necessário uma série de reformas para fazer o enxugamento da máquina pública, nós estávamos em meio a uma lei Federal que vedava a criação de cargos, em razão da Covid-19 aqueles municípios que receberam recursos federais estavam impedidos de criar novos cargos e novas estruturas”, pontuou Lucas.

De acordo com o coordenador, o prefeito da capital ao longo do primeiro ano de Governo precisou criar duas secretarias e extinguir outras duas para dar continuidade a execução de políticas públicas.

“O Dr. Pessoa precisava implantar suas políticas, ele precisava criar a Secretaria de Defesa Civil e a Secretaria de Produção Agropecuária. Criou essas duas secretarias e extinguiu duas a Comunicação e Secretaria Municipal de parcerias e concessões”, explicou o coordenador.

Ainda segundo Lucas Pereira, com o fim da Lei Federal o prefeito da capital irá recriar a Secretaria Municipal de Comunicação que irá trazer mais autonomia para desenvolver esse trabalho.

“Com o fim da Lei Federal que proíbe a criação de novos cargos ele retorna à Comunicação ao status de Secretaria, porque a Comunicação é muito grande, nós atendemos a todas as outras 30 secretarias e muitas vezes ficávamos amarrados a uma série de burocracias que acabavam dificultando nosso trabalho. O Dr. Pessoa percebendo a importância da Comunicação decide então recriar a secretaria de Comunicação. A principio não vai mudar em nada vai apenas dar mais autonomia para que a gente possa desenvolver um melhor trabalho”, explicou Lucas Pereira.

Lucas afirmou ainda que o projeto da reforma administrativa municipal será apreciado pelos vereadores nesta quarta-feira (09).

“O projeto já vem hoje para esta Casa Legislativa e deve ser lido amanhã em Plenário já com regime de urgência para que seja apreciado pelos vereadores”, ressaltou.

Por fim, o coordenador informou que outros projetos serão enviados para a Câmara Municipal como a regularização fundiária e o reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino.

“Para esta Casa Legislativa também virá a mudança da regularização fundiária que estava na SEMDUH e agora para a Eturb, entre outras mudanças que ainda estão sendo discutidas pelo prefeito. Também deve vir para essa Casa a proposta de reajuste para os professores que ainda está sendo discutida pela secretaria de Finanças e Administração para adequar o piso que os professores ganham ao piso nacional de 33%”, finalizou.

Facebook
Veja também