Viagora

Sesapi implanta serviço de neurologia e cirurgia pediátrica em Parnaíba

Segundo a Secretaria de Saúde, a solenidade de implantação ocorreu na manhã desta terça-feira (01), no Hospital Dirceu Arcoverde.

Nesta terça-feira (01), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), implantou os Serviços de Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica no Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), na cidade de Parnaíba.

A solenidade de implantação contou com as presenças vice-governadora, Regina Sousa e o secretário de Saúde, Florentino Neto. O governador Wellington Dias participou de maneira virtual.

Foto: Ascom/SesapiFlorentino Neto, secretário de Saúde do Piauí.
Florentino Neto, secretário de Saúde do Piauí.

Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, com a implantação destes serviços, o Piauí avança na descentralização no atendimento de alta complexidade no interior, uma das metas do Governo do Estado, evitando o deslocamento para a capital e diminuindo a pressão na fila de regulação para cirurgias eletivas e para atendimento de todas as urgências e emergências.

“Através da sensibilidade do governador Wellington Dias, o serviço de neurocirurgia vai funcionar 24h na região de Parnaíba. Com isso, as lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma serão reduzidas porque na neurocirurgia, o tempo é o maior aliado para conseguir diminuir qualquer sequela. Com o atendimento no hospital da própria cidade, os pacientes vão ter mais qualidade de vida”, afirmou.

De acordo com a Sesapi, o serviço de neurocirurgia vai tratar lesões dos pacientes que moram nestes municípios e sofrem algum tipo de trauma craniano, AVC (acidente vascular cerebral) isquêmicos e hemorrágicos, em tempo hábil, reduzindo as sequelas neurológicas.

Conforme a Secretaria de Saúde, para a realização das neurocirurgias, o HEDA passa a contar com uma equipe de neurocirurgião com plantão 24 horas, atendimento e estrutura adequada para receber qualquer paciente com politrauma.

Ainda de acordo com a Sesapi, as cirurgias pediátricas podem beneficiar cerca de 160 mil crianças, com idades de 0 a 14 anos, dos municípios que compõem a região da Planície Litorânea e a Região dos Cocais. Por meio do projeto, o Piauí garantirá atendimento integral para patologias cirúrgicas dos recém-nascidos, crianças e adolescentes, descentralizando serviços que reduzirão as transferências de pacientes para a capital, contribuindo com a redução da morbimortalidade dos pacientes cirúrgicos e reduzindo as filas de cirurgias eletivas.

A Sesapi também informa que o serviço pediátrico do HEDA será coordenado pelo cirurgião pediatra, Rogério Medeiros e que as equipes de cirurgias pediátricas, estarão preparadas para o atendimento de pacientes com cirurgias eletivas de Obstipação, Megacolon congênito, Dor abdominal, Hérnia inguinal, Hérnia umbilical, Hidrocele, Fimose, Testículo não descido, Anomalia anorretal, Atresias intestinais, Atresia de esôfago, Onfalocele, Gastrosquise, entre outras.

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Florentino Neto

Facebook
Indicado para você
Veja também