Viagora

Primeiro posto para carregamento de veículos elétricos é inaugurado em Teresina

A inauguração ocorre nesta quarta-feira (16) no Parque da Cidadania, localizado na Avenida Frei Serafim.

Na tarde desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com a Equatorial Piauí, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), inaugura às 17h, o primeiro posto do Piauí destinado ao carregamento de carros, motos e bicicletas elétricas, no Parque da Cidadania, localizado na Avenida Frei Serafim.

Segundo a SEMAM, durante a solenidade de inauguração do eletroposto, será firmada a doação de um carro elétrico ao poder público municipal, destinado às rondas de segurança, e mais dez bicicletas elétricas para lazer da população. O posto de carregamento e as bikes para passeio podem ser utilizados nos horários de funcionamento do Parque da Cidadania.

Foto: AscomPosto destinado ao carregamento de veículos elétricos, no Parque da Cidadania.
Posto destinado ao carregamento de veículos elétricos, no Parque da Cidadania.

A secretária de Meio Ambiente, Elizabeth Sá destaca a importância de minimizar os impactos ao meio ambiente, pensando em estratégias que ajude a fazer uma Teresina mais sustentável.

“Precisamos pensar cada vez mais soluções que minimizem os impactos ao nosso Meio Ambiente. Pensar estratégias e projetos que nos ajude a fazer uma Teresina cada vez mais sustentável. A inauguração deste eletroposto será um marco muito importante no fortalecimento da política ambiental em nossa cidade”, destacou a secretária.

Para Lener Jayme, presidente da Equatorial Piauí, com esse projeto de mobilidade elétrica, se busca contribuir com a descarbonização do meio ambiente utilizando como fontes de alimentação, a energia solar, que é limpa e renovável.

“A ideia é promover o uso sustentável da energia e fomentar a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis”, declarou.

Ainda conforme o presidente da Equatorial, além de criar uma proposta sustentável para o transporte, o projeto também busca desenvolver inovações tecnológicas e diversificar as fontes energéticas. Tem ainda o objetivo de estimular o avanço tecnológico nacional através do desenvolvimento de sistema de carregamento de veículos.

“A chegada do projeto de mobilidade elétrica no Piauí vai permitir fomentar e avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo com a tendência mundial de eletrificação das frotas de carros”, explica.

Projeto pioneiro no Estado segue padrões internacionais

Conforme a SEMAM, o projeto de mobilidade elétrica no Piauí, pioneiro no Estado, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e tem como foco: educação de qualidade, energia acessível e limpa e ação global contra a mudança global do clima.

A SEMAM explica ainda que, com a inauguração do eletroposto no Piauí, passa a existir a Rota do Sol, que consiste numa Rota de Carregadores de Veículos Elétricos entre São Luís e Teresina, permitindo essa mobilidade de um estado ao outro com uso de carro elétrico.

Facebook
Veja também