Viagora

Prefeitura de Teresina lança “Prêmio Teresa Cristina”

O “Prêmio Teresa Cristina” é mais um compromisso assumido pela gestão do Prefeito para dar cumprimento em 2022 a um maior número de atividades inclusivas destinadas às teresinenses

Nessa quinta-feira (31), o Prefeito de Teresina Dr. Pessoa lançou a primeira edição do “Prêmio Teresa Cristina”. De acordo com a Prefeitura, o prêmio visa ressaltar a importância da equidade de gênero e da autonomia social e econômica das mulheres. A solenidade de lançamento aconteceu no teatro do Sesc Cultural, bairro Noivos, na Zona Leste de Teresina.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaLançamento do Prêmio Teresa Cristina
Lançamento do Prêmio Teresa Cristina

Segundo informou a Prefeitura, o prêmio criado pelo Decreto n°22.223, 14 de março de 2022, o “Prêmio Teresa Cristina” é mais um compromisso assumido pela gestão do Prefeito para dar cumprimento em 2022 a um maior número de atividades inclusivas destinadas às teresinenses.

De acordo com o prefeito Dr. Pessoa, foi um momento de grande alegria poder homenagear as mulheres e a prefeitura está com grandes projetos voltados para elas.  “É um momento de alegria em poder homenagear as mulheres e, junto a Secretária Karla Berger, vamos trabalhar para a valorização da mulher. A Prefeitura de Teresina está com grandes projetos voltados para as mulheres e não vamos medir esforços para dar esse reconhecimento merecido”, declarou o prefeito.

A Secretária Municipal de Políticas Públicas para as mulheres (SMPM), Karla Berger, falou sobre o surgimento do prêmio e ressaltou o suporte da gestão no intuito de proporcionar benefícios às mulheres.

“O compromisso de Teresina, por meio da gestão do Dr. Pessoa, é transformar Teresina em uma capital mais segura para todas as mulheres. O prêmio Teresa Cristina inclusive saiu da cabeça e do coração do nosso prefeito: Teresina já nasceu feminina. Uma frase que veio dele que tocou muito a gente no momento de mostrar toda essa sensibilidade que ele tem na política da mulher. E ressaltou que essas políticas públicas avançam quando temos todo esse suporte vindo de uma gestão que é compartilhada com o povo. Com esse prêmio vamos mostrar a importância de olhar a equidade de gênero” afirmou a secretária.

Conforme informações da prefeitura, considerando a realidade de desigualdade entre homens e mulheres no âmbito do emprego, o prêmio objetiva incentivar e reconhecer, as práticas desenvolvidas por empresas privadas, instituições públicas em Teresina, que colaborem para inserção, permanência e valorização do mercado de trabalho formal.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, a diferença entre os ganhos é apenas um dos problemas enfrentado pelas mulheres no mercado de trabalho por que existem outras situações negativas como dificuldades de acesso a gestão e liderança, entre outra série de situações que colocam as mulheres em situação de vulnerabilidade.

Sobre o prêmio

O prêmio será concedido anualmente a todas as empresas entre micro, pequenas, médias e grandes empresas que desenvolvem diretrizes voltadas para políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero.

Conforme a prefeitura, as inscrições para o prêmio são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 01 de abril de 2022 a 01 de maio de 2022, de forma on-line através de ficha de inscrição. O edital para o prêmio será lançado na noite de 31 de março. A lista das empresas e instituições selecionadas para receber o prêmio será apresentada ao público, em agosto de 2022, com premiação entregue durante programação em alusão ao aniversário de Teresina.

Por Anna Paula Couto

Facebook
Veja também