Viagora

FMS realiza Dia D Contra Dengue em hortas comunitárias de Teresina

Segundo Paulo Marques, gerente de Zoonoses de Teresina, será feito um trabalho de conscientização nos locais.

Nesta quarta-feira 12 de abril, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, a partit das 8 horas da manhã, realiza o Dia D contra Dengue: “Horta Comunitária Limpa”, por meio das equipes da Gerência de Zoonoses, nas hortas comunitárias localizadas no Dirceu II e Parque Poty.

Paulo Marques, gerente de Zoonoses de Teresina, falou sobre o trabalho que será feito no Dia D. “Faremos um trabalho de conscientização quanto a importância de combatermos o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Vamos limpar o local e contaremos com ajuda de alguns parceiros”, diz o gerente.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraHortas, Zona Sudeste
Hortas, Zona Sudeste

Segundo a FMS já foram identificados 1.731 casos de dengue em Teresina. Ainda de acordo com a Fundação, o método mais eficaz de combate contra a dengue é a prevenção contra o mosquito que transmite a doença, Aedes aegypti.

Ainda conforme a fundação, os cidadãos podem fazer esta prevenção em suas casas com ações como deixar caixa d’água está bem tampada; lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna e cobrir bem todos os reservatórios de água.

Por Amanda Santiliana

Facebook
Veja também