Viagora

Secretaria investiga dois casos suspeitos de Sarampo no Piauí

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, uma criança e um adulto estão sendo investigados com suspeita de contrair a doença, ambos são de São Miguel do Tapuio.

Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) comunicou que está investigando dois casos suspeitos de Sarampo, uma criança de 2 anos e um adulto, ambos do município de São Miguel do Tapuio.

Conforme a Sesapi, a criança apresentou os primeiros sintomas como febre em 18 de março deste ano. A tosse, coriza e exantema, apresentando gânglios retroauricular e exantema crânio caudal foi registrada em 23 de março de 2022.

Em nota, o órgão explica que o caso foi avaliado por um médico do município em 01 de abril deste ano quando buscou atendimento e foi notificada como suspeita de sarampo.

Ainda segundo a Secretaria, a equipe técnica responsável orientou a coleta do material, soro, para obter um diagnóstico mais preciso que posteriormente foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Porém, o encerramento do caso foi dificultado, pois o exame deu resultado positivo para dengue e inconclusivo para rubéola, segundo a Sesapi. Dessa forma, a amostra deve ser enviada para a Fiocruz/Rio ou ao laboratório de referência do estado do Piauí, para que ocorra a investigação de possível infecção cruzada, como orienta o Ministério da Saúde.

Além disso, a Sesapi também recomendou o desencadeamento do bloqueio vacinal. A criança já apresenta esquema vacina completo em 2020, e veio de São Paulo a cerca de seis meses, ela está cumprindo isolamento residencial.

Por fim, a Secretaria de Saúde comunicou que a partir de 19 de abril a equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Piauí estava no município para auxiliar na investigação e controlo da doença.

Facebook
Veja também