Viagora

Combate à dengue terá reforço do Exército na cidade de Teresina

Segundo a SEMDUH, além do ofício para o 25° BC para fazer parte da campanha contra a dengue, a prefeitura também está entrando com um processo junto a Secretaria de Justiça.

Nesta terça-feira (19), o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) Edmilson Ferreira anunciou o envio de ofício ao 25° Batalhão de Caçadores para solicitar auxílio ao comandante para o combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue Aedes Aegypti em Teresina.

Segundo o secretário, além do oficio para o 25° BC para fazer parte da campanha contra a dengue, a prefeitura também está entrando com um processo junto a Secretaria de Justiça do Piauí para que sejam utilizados internos que estão em regime semiaberto para atuar na limpeza de ruas, escolas e hospitais. 

“Nós estamos desde o dia 18  por determinação do prefeito, atuando conjuntamente na força tarefa com as SAADs em movimento para limpeza da cidade  a Eturb fechando os buracos da cidade a Fundação Municipal de Saúde e a Zoonoses com os agentes de endemia e estamos agora trabalhando uma parceria com a secretaria de justiça para entrar nesse processo com os detentos para usar os internos que estão em condição de semiaberto para atuar, no início já cerca de 300 homens serão deslocados para limpeza nas escolas, nos hospitais , nas upas e também nas ruas. E também tem uma parceria, nós estamos encaminhando hoje um oficio ao 25° BC pedindo colaboração do comandante, que já nos ofereceu isso na época dos alagados da retirada das famílias nos pontos de alagamento, e vamos agora pra cima com esse conjunto todo para que a cidade se livre desse problema”, explica o gestor.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraSecretario Edmilson Ferreira
Secretário Edmilson Ferreira

Ainda de acordo com o secretário, o descarte de lixo ilegalmente é um grande facilitador para a criação e proliferação do mosquito da dengue, já foram multados cerca de 1000 infratores, 250 apenas em duas semanas. As medidas que estão sendo tomadas, além da limpeza da cidade, incluem o fortalecimento do programa lixo zero, com monitoramento eletrônico e fiscalizações em pontos críticos de Teresina.

“O problema dos lixo descartado irregularmente nas ruas, espalhado pelas ruas, carregados pelas chuvas para as galerias, para as bocas de lobo, contribui muito para a criação, a geração dos mosquitos, nos estamos limpando esse lixo, multando os infratores, o prefeito acabou de determinar o fortalecimento  do programa do lixo zero, com monitoramento eletrônico, com mais fiscais com mais mobilidade de carros e motos para circular na cidade e tomar conta  desses pontos que estão trazendo  essa dificuldade pra cidade e com um alto custo, nós gastamos 1 milhão e meio para limpar isso ai", relata.

Doença atingiu o prefeito

O Prefeito Dr. Pessoa recentemente diagnosticado com dengue, e ainda em recuperação, falou sobre seu estado de saúde atual. “ Hoje é o sétimo dia, a dengue normalmente quando ela não é complicada, hemorrágica, etc, Sétimo dia já praticamente está bom, eu tô sem febre, tô ainda com uma cefaleia discreta, to com aquela da idade, que não tô com aquela agilidade que eu gostaria de ter, tava com diarreia até ontem, hoje já não tive mais. Tô me recuperando.” informou o prefeito.

Facebook
Veja também