Viagora

Promotor investiga show de Wesley Safadão em São Pedro do Piauí

O MPPI instaurou um procedimento para apurar supostas irregularidades nas verbas públicas aplicadas em evento festivo para celebração do aniversário do município.

O Ministério Público do Piauí, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de São Pedro do Piauí, instaurou procedimento administrativo que visa apurar suposta aplicação irregular de verbas públicas em evento festivo para celebração do aniversário do município. A cidade é administrada pelo prefeito José Maria Ribeiro de Aquino Júnior (Progressistas), conhecido por Júnior Bill.

Conforme o MPPI, a celebração está prevista para acontecer no dia 20 de junho de 2022 e contará com o show do artista Wesley Safadão.

De acordo com o promotor titular, Nielsen Silva Mendes Lima, os serviços primordiais como educação, saúde e saneamento básico do município tem apresentado problemas e precisa de mais investimentos por parte da gestão.

“O município precisa de investimentos. Saúde, educação e saneamento básico são algumas das áreas que necessitam de maior atenção por parte dos gestores”, explica o promotor.

Segundo a portaria do MPPI, dentre as medidas requisitadas, o promotor de justiça solicita informações sobre o procedimento licitatório adotado para a contratação dos eventos que serão realizados em 20 de junho de 2022, por ocasião ao aniversário do município, bem como informações sobre como se deu a contratação do artista Wesley Safadão, se a título de prestação direta ou a título de contrapartida em convênio (em caso de contrapartida, indicar, de forma precisa, o valor total e a origem do recurso, comprovadamente).

Além disso, o representante do órgão ministerial também requisita dados específicos sobre como e com que valor serão custeados os gastos acessórios ao evento, tais como montagem de palco, iluminação, som recepção, hospedagem, abastecimento de veículos de artistas ou pessoal de apoio, dentre outros, além de indicação sobre como se encontra a atual disponibilidade financeira do município para a realização de evento dessa magnitude e informações sobre a existência de decreto de emergência ou calamidade pública vigente.

Por fim, o MPPI informou que há outros procedimentos extrajudiciais em relação a adoção de políticas públicas por parte da administração municipal com o objetivo de implementar melhorias para a população do município.

Conforme o órgão ministerial, dentre os objetos dos procedimentos estão: a situação de estradas rurais, a falta de água no Povoado Lagoa Seca, a erradicação do lixão no município de São Pedro do Piauí, bem como a regulamentação e alimentação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Gonçalo do Piauí, além do requerimento de providências para a criação e implementação do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Outro lado

O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também