Viagora

Comitê define programação da Operação de Combate à Dengue em Teresina

Segundo a PMT, o grupo apresentará uma programação disposta semanalmente com definição das ações que compõem o mutirão em combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Na tarde dessa terça-feira (10), a Prefeitura Municipal de Teresina por meio do Comando Operacional promoveu a primeira reunião com o objetivo tratar sobre a centralização das ações adotadas na Operação de Combate à Dengue na cidade.

Conforme a PMT, o comitê de enfrentamento à arbovirose é composta por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), responsáveis por coordenar a ação. Além das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), Exército, Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Secretaria Municipal de Comunicação Social (SEMCOM), Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS) e Centro de Zoonoses.

Foto: Divulgação/ PMTReunião do Comitê Operacional de Combate à Dengue em Teresina.
Reunião do Comitê Operacional de Combate à Dengue em Teresina.

Ainda segundo a PMT, o grupo apresentará uma programação disposta semanalmente com definição das ações que compõem o mutirão em combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A Prefeitura explica ainda que cada secretaria municipal que integra o comitê operacional será responsável por desempenhar uma função para auxiliar na Operação de Combate a Dengue em Teresina.  

Confira a responsabilidade das pastas abaixo:

1. FMS/Zoonoses/Semec – Mapa epidemiológico das áreas mais infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti, definição das escolas e unidades de saúde;

2. SEMDUH/SAADs/CTA – Limpeza Urbana e Coleta das áreas afetadas;

3. Exército/Agentes de Endemias – Entra na área afetada, localiza e elimina os focos criatórios, conscientizando a população;

4. Sejus – Reeducandos trabalham na limpeza das escolas e prédios públicos, monitorados pela Guarda Municipal e por fiscais da Sejus;

5. Semcom – Divulgação nos bairros.

Por fim, a PMT informa que os prédios públicos e escolas municipais passam por uma limpeza nesta semana promovida exclusivamente pela prefeitura, através da CTA, devido a saída temporária dos reeducandos do sistema previsional para o Dia das Mães, dessa forma eles retornam apenas na sexta-feira (13).

De acordo com a prefeitura, como parte das ações o Exército está verificando os principais focos do mosquito transmissor para isso as equipes estão adentrando nos imóveis. Somente nesta semana os militares já averiguaram quatro regiões da cidade que compreendem o bairro Cabral (zona Norte), avenida Frei Serafim (Centro), bairro Nossa Senhora das Graças (zona Sul) e residencial Jacinta Andrade (zona Norte).

Além disso, o Exército ainda auxilia no reforço dos trabalhos realizados pelos agentes de endemias do Centro de Zoonoses, como informa a prefeitura. Nesta quarta-feira (11), serão iniciadas as atividades no bairro Comprida, localizado na zona Sudeste da capital.

Facebook
Veja também