Viagora

Dr. Pessoa participa do primeiro Saúde ItineranTHE na zona rural

A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde Dr. Guiomar Carvalho, no Povoado Santa Luz, zona Rural Leste da cidade.

Na manhã desse sábado (14), o prefeito Dr. Pessoa esteve na abertura do primeiro Saúde ItineranTHE, projeto da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que realiza um mutirão de consultas, exames, e pequenas cirurgias em diversas comunidades de Teresina.

De acordo com a prefeitura, a abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde Dr. Guiomar Carvalho, no Povoado Santa Luz, zona Rural Leste da cidade.

Foto: DivulgaçãoPrefeito participa de Saúde ItineranTHE
Prefeito participa de Saúde ItineranTHE

A ação dos mutirões tem o objetivo de ofertar exames e consultas aos usuários que estão em filas de espera e ampliar a assistência aos moradores da zona Rural, aumentando a resolutividade e atendimento às suas necessidades em tempo oportuno.

Dr. Pessoa afirma que a ação será ampliada para mais localidades e ressalta o compromisso com a população que vive na zona Rural, principalmente quando o assunto é ligado a saúde.

“Essa ação vem para cuidar das pessoas que têm dificuldades de chegar à zona urbana. Aqui temos várias especialidades conduzidas pelos profissionais da área da saúde, possibilitando um suporte a essas comunidades. Vamos ampliar esse mutirão para mais localidades. Esse é um dos nossos compromissos”, disse o gestor municipal.

Na primeira edição, foram ofertadas consultas em Cirurgia Geral, Cardiologia, Urologia e Endocrinologia, além de pequenas cirurgias, além de exames como: Mamografia, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Testagem para sífilis e HIV em gestantes e Exames laboratoriais, e vacinas diversas.

O primeiro Saúde ItineranTHE realizou:
Cardiologista: 100 atendimentos
Urologia: 56 atendimentos
Endocrinologista: 33 atendimentos
Cirurgias: 60 procedimentos
Ultrassonografia de abdômen total: 27
Ultrassonografia transvaginal: 18
Ultrassonografia prostática: 4
Eletrocardiograma: 58 exames
PSA: 37 exames
Histopatológicos: 11
Mamografia: 152

Facebook
Veja também