Viagora

Governadora Regina Sousa realiza entrega de títulos em Alto Longá

Segundo a governadora, a entrega desses títulos representa uma segurança a mais para os beneficiados, que a partir de hoje poderão investir e ampliar sua produção

Nessa segunda-feira (16), a governadora Regina Sousa realizou a entrega de títulos de posse de terra na comunidade Pernambuquinho, na zona rural do município de Alto Longá. Ao todo, foram 380 títulos que beneficiaram 190 famílias da região.

Segundo a governadora, a entrega desses títulos representa uma segurança a mais para os beneficiados, que a partir de hoje poderão investir e ampliar sua produção. “Essa é uma das ações que eu faço com maior prazer, compreendo o que não é ter a terra para trabalhar, não ter garantia que a terra é sua, você mora nela, mas não é sua, não pode buscar crédito. Então, o título de terra dá segurança para as pessoas, a segurança jurídica e, consequentemente, vai ter segurança alimentar porque eles vão produzir agora com mais certeza, porque ninguém mais vai mexer com eles aqui, essa terra aqui ninguém mais tira a terra dessas 190 famílias”, explica.

Foto: Divulgação/ Governo do EstadoGovernadora Regina Sousa realiza entrega de títulos em Alto Longá
Governadora Regina Sousa realiza entrega de títulos em Alto Longá

Para Chico Lucas, o presidente o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), a entrega dos títulos representa a legitimação da posse dos terrenos dos beneficiados, tirando-os da insegurança em relação às suas propriedades. “Nós estamos aqui beneficiando 190 famílias, num total de 380 títulos, porque cada família vai receber dois títulos, um na área alagada, que chamam de lote frio e outro na área de sequeiro, que é o lote quente. É uma área bem produtiva, são as nascentes no Rio Longá, é um trabalho que está sendo desenvolvido há muitos anos e as pessoas esperavam por esse momento, resolvendo esse problema que vinha se arrastando há alguns anos”, ressaltou.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Longá, Virgílio Rocha, comemora a entrega dos títulos que possibilitará usufruir o uso da terra para o trabalho e moradia. “Para nós é uma honra estar aqui para a entrega desses títulos de terra tão esperados, desde 1984, mas agora está sendo feita essa entrega na hora certa. Acho que as pessoas vão ficar muito satisfeitas em serem dona do seu pedaço de terra, ter seu registro de imóveis e usufruir daquilo que a gente sofreu muito no passado com relação à falta de terra para trabalhar”, comemora.

Antônio Pereira, o Presidente da Associação de Moradores de Pernambuquinho, agradece a entrega dos títulos que vão possibilitar uma independência aos beneficiados. “A gente fica muito grato porque é algo que estávamos esperando. É uma honra e a gente fica muito grato por receber esse título para que possamos caminhar com os nossos pés”, agradece.

Por: Matheus Santos

Mais conteúdo sobre:

Alto Longá

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também