Viagora

Regina Sousa realiza entrega de títulos de terras em Buriti dos Lopes

Conforme o Governo do Piauí , foram regularizados os assentamentos Santa Helena I e II, Canto do Cajueiro, Gado Bravo, Éden, Picos, dentre outros.

Nessa sexta-feira (20), a governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, realizou a entrega de títulos de terra a agricultores no município de Buriti dos Lopes, beneficiando cerca de 400 famílias da região.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, foram regularizados os assentamentos Santa Helena I e II, Canto do Cajueiro, Gado Bravo, Éden, Picos, dentre outros, os títulos de regularização entregues  já possuem cadastro ambiental.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoGovernadora Regina Sousa entrega títulos de terras em Buriti dos Lopes
Governadora Regina Sousa entrega títulos de terras em Buriti dos Lopes

 A governadora afirma que o documento permite que os agricultores tenham acesso a microcrédito para investir em seus trabalhos. “Agora eles estão prontos para investir nas suas propriedades. Pegar microcrédito, crédito no Banco do Nordeste ou outro banco qualquer, inclusive na nossa Agência de Fomento, para investir, comprar animais, produzir hortaliças, feijão, arroz. Tenho certeza que esse pessoal vai viver muito melhor agora”, disse a governadora.

Ainda de acordo com o Governo, o Piauí está avançando na questão de regularização fundiária desde 2019, em várias regiões do estado. O diretor-geral do instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, afirma que o registro traz segurança e paz social para os beneficiados.  “Estamos aqui realizando este sonho, entregando documentos registrados no cadastramento anual do Incra, certificados no sistema de georeferenciamento e registros em cartório, trazendo segurança, paz social e oportunidade de desenvolvimento para estas famílias”, comentou o diretor-geral do Interpi.

A agricultora Ivete Rodrigues, que foi beneficiada pela regularização, conta que é uma grande felicidade receber o título de terras. “É como se a gente tivesse nascido hoje. É o registro de nossa terra. É uma felicidade imensa. A gente já estava esperando há muito tempo por este título. Então, é sonho realizado”, disse a agricultora.

Facebook
Veja também