Viagora

Dr. Pessoa sanciona nesta quarta Lei que Cria a Rota Turística

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, o projeto tem o objetivo de valorizar as atividades de turismos rural e ecoturismo doméstico.

Nesta quarta-feira (04), o prefeito de Teresina Dr. Pessoa vai sancionar a Lei que cria Rota Turística dos Sítios da capital, que foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 20 de abril de 2022. O ato será realizado no Salão Nobre da Prefeitura, a partir das 10h.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, o projeto tem o objetivo de valorizar as atividades de turismos rural, ecoturismo doméstico e geração de emprego. Além de assegurar a divulgação de espaços rurais e atrativos do local.

“O projeto é destinado a apoiar a atividade de turismo rural, o ecoturismo doméstico e a geração de emprego e renda na cidade e tem como objetivos a divulgação dos espaços rurais e seus atrativos, o fortalecimento da atividade turística como geradora de emprego e renda, além da articulação conjunta entre os governos municipal, estadual e federal, garantindo a inclusão da rota nos mapas das regiões turísticas”, destaca o secretário.

Segundo a prefeitura municipal, a rota turística referente a Lei, é responsável por abranger empreendimentos da zona rural de Teresina ou que estejam na periferia da cidade

A PMT ainda informa que serão incluídos no Guia de Informações Turísticas Rota dos Sítios de Teresina, apenas aqueles empreendimentos regularmente cadastrados na prefeitura, por meio da SEMDEC. Os projetos precisam assinar o Termo de Adesão.

Segundo a PMT, até o momento o projeto é composto de 16 empreendimentos, que serão distribuídos em quatro rotas, são elas: Fazendinha Bernard’s, Kitanda Petit, Jóquei Clube, Trapos & Fiapos, Kingo Parker e Fazenda Novo Rancho; Rota do Gavião: Fazenda Vale do Leite, Sítio Alegria, Haras Ninizo, Sítio do Didi, Cantinho do Sonhador, Titara Park e Araxá Bike Park; Rota do Lago: Restaurante Sítio e Mirante do Lago; e Rota da União: Casa do Beiju e Paradise Cable Park.

“A criação da Rota Turística dos Sítios de Teresina é uma ação prevista no Plano de Governo da gestão do Doutor Pessoa. Com a adesão de empreendedores rurais e a magnitude das quatro rotas criadas, que envolvem 16 empreendimentos, a prefeitura encaminhou à Câmara Municipal de Teresina um Projeto de Lei, que foi aprovado e será sancionado pelo prefeito nesta quarta-feira e contará, ainda, com a presença dos empresários rurais. Com a lei aprovada, a prefeitura se compromete a fortalecer a atividade turística rural como geradora de emprego e renda e a conservar e preservar as características típicas de cada empreendimento e espaços rurais”, explica.

A prefeitura comunica ainda que os roteiros elaborados ainda serão repassados aos agentes de viagens, para a devida comercialização, bem como para a Secretaria de Comunicação da prefeitura (SEMCOM) que realizará campanha com o objetivo de garantir a valorização do local.

Facebook
Veja também