Viagora

Hospital São Marcos de Teresina abre novo Banco de Sangue

Nesta terça-feira (14), se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, onde se conta com o novo Banco de Sangue (GSH), localizado no 3° andar do Hospital São Marcos, região Centro-Sul da capital.

Nesta terça-feira (14), se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, data esta realizada para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Em Teresina, além do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), agora se conta com o novo Banco de Sangue (GSH), localizado no 3° andar do Hospital São Marcos, região Centro-Sul da capital.

A Hematologista do novo Banco de Sangue, Dra. Maria Aline, reforça sobre as novas estruturas e atendimento do Hospital. “Um novo espaço acolhedor e que oferece estrutura e tecnologia moderna para total conforto e agilidade no atendimento humanizado para a coleta de sangue.”

Foto: Divulgação/ AscomNovas instalações do Hospital São Marcos.
Novas instalações do Hospital São Marcos.

Ainda sobre as doações, a médica sinaliza: “A média de doações diárias tem sido de 10 bolsas de sangue. Porém, para que se alcance um equilíbrio nos estoques é necessário que haja, no mínimo, cerca de 50 a 60 doações de sangue todos os dias, para atender com conforto às demandas dos hospitais.”, finaliza a profissional.

Segundo o Hemopi, uma única doação pode salvar até quatro vidas e uma a cada 10 pessoas hospitalizadas precisam de transfusão sanguínea. Outros pacientes em tratamento de câncer, anemia falciforme, vítimas de acidentes entre outros também necessitam das doações. O novo Banco de Sangue funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, permitindo que mais pessoas possam realizar doações.

Como Doar

Necessário possuir entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ter feito ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses e estar em boas condições de saúde.

Pode estar se dirigindo ao Banco de Sangue do Hemopi – localizado na Rua Primeiro de Maio.
Hospital São Marcos - Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro (Sul).

Facebook
Veja também