Viagora

FMS abre agendamento para terceira dose contra Covid em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde abre agendamento para a primeira dose de reforço (3ª dose) contra a covid-19, para pessoas de 18 anos ou mais, a partir das 18h através do site Vacine Já.

Nesta quinta-feira (09), a Fundação Municipal de Saúde abre agendamento para a primeira dose de reforço (3ª dose) contra a covid-19, para pessoas de 18 anos ou mais, a partir das 18h através do site Vacine Já. As vagas são para os dias 13 a 15 de junho.

De acordo com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, a vacinação é uma arma eficaz e importante no combate ao covid-19. “A vacinação tem se mostrado uma importante arma no combate à covid-19, e por isso a FMS está sempre traçando estratégias para contemplar a população, de acordo com análises feitas semanalmente pelas nossas equipes”, comenta o presidente.

Foto: Divulgação/ FMSVacinação contra Covid-19
Vacinação contra Covid-19

A FMS também anunciou que haverá uma mobilização no sábado, dia 11 de junho, para vacinação contra a covid-19, para pessoas a partir dos 12 anos que terão disponíveis da primeira a terceira dose da vacina, e para pessoas de 18 anos e mais que receberão a quarta dose (2ª dose de reforço). A vacinação acontece no Teresina Shopping e o Hospital Universitário, das 9h às 17h.

Na ação também serão disponibilizadas vacinas contra gripe para os grupos prioritários que são Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhadores da saúde; Gestantes; Puérperas; Professores do ensino básico e superior; Idosos com 60 anos e mais; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das forças armadas; Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso; e Caminhoneiros.

Ainda de acordo com a FMS, no sábado (11), e domingo (12), cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), estarão ofertando a vacina contra a covid infantil, como também a vacina do sarampo (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos), gripe (para todos os grupos prioritários) e também outras vacinas do calendário de imunização.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, afirma que a abertura das UBS, dá a oportunidade do público alvo para vacinação que não pode por algum motivo ir nos postos durante a semana, se imunize. “A abertura de postos no fim de semana vem para dar uma oportunidade para as pessoas pertencentes aos públicos alvos que não têm disponibilidade durante a semana possam garantir suas doses”, diz.

Conforme a Fundação Municipal de Saúde, para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Grupos profissionais com direito à vacina da gripe devem apresentar um documento que comprove seu vínculo profissional, e pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico comprovando sua condição.

A coordenadora da campanha de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, relembra que para menores de idade se vacinarem é necessário estar acompanhado de um responsável. “Lembramos ainda que, no caso das crianças e adolescentes, eles devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação”, ressalta.

Facebook
Veja também