Viagora

Escola Eurípedes Aguiar é acusada de ter alunos com Covid assistindo aulas

O secretário executivo de ensino informou que todas as escolas municipais seguem a nota técnica emitida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE)

Nessa quinta-feira (30), o Viagora recebeu denúncia de uma pessoa, que preferiu não se identificar, relatando que estudantes da escola Municipal Eurípedes de Aguiar, localizada no bairro Marquês de Paranaguá, zona Norte de Teresina, estariam frequentando as aulas infectados com covid-19.

De acordo com a denúncia, além de crianças infectadas frequentando normalmente as aulas, não estaria ocorrendo uma fiscalização por parte da administração da escola, no uso de máscara pelos alunos da instituição.

Foto: Divulgação

Escola Municipal Eurípedes de Aguiar
Escola Municipal Eurípedes de Aguiar

Ainda segundo relatos da denúncia, outros alunos, cientes da presença de pessoas infectadas em sala de aula, estariam com medo de participarem das atividades escolares.

O último boletim da Secretária de Estado de Saúde (Sesapi), registrou 394 novos casos de covid-19 e dois óbitos no Piauí.

Outro lado

A reportagem procurou a direção da escola, mas até o fechamento da matéria as ligações não foram atendidas.

A Secretária Municipal de Educação (SEMEC), através do secretário executivo de ensino, Kleytton dos Santos, falou sobre o assunto. Ele afirmou que todas as escolas da capital seguem a nota técnica emitida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) municipal.

“Todas as escolas da rede municipal elas receberam as orientações com base na nota técnica do COE Municipal, que estabelece que os estudantes, que isso que tem no anexo, o estudante diagnosticado com a covid, ele deve ficar em casa, afastado por cinco dias, onde no quinto para o sexto dia é feito o monitoramento dessa criança, se não houver sintomas elevados como a própria nota técnica coloca que é a questão de sintomas febris, no período de 24 horas, essa criança retorna seguindo os protocolos, até porque nós temos todo o acompanhamento do sistema vacinal das nossas crianças matriculadas na rede, elas retornam com o uso de máscara, e o uso de máscaras em ambientes fechados já se tornou obrigatório com base nos decretos”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, já ocorreram essa semana reuniões com gestores e diretores da rede municipal de ensino. “Tanto que ontem nós tivemos reunião com gestores dos Cmeis, hoje nós tivemos reunião com os diretores das escolas municipais, e essas orientações foram reforçadas, das necessidades de garantia dos protocolos sanitários”, informou.

Conforme o secretário executivo de ensino a presença de pessoas infectadas pela covid-19 em sala de aula não está ocorrendo.“ A gente não está fazendo a suspensão das aulas, a própria nota técnica estabelece, até os organismos internacionais, a OMS, o próprio Unicef, eles tem colocado que nesse momento, até pela ampliação no cenário de vacina, nós já temos uma segurança para afastar apenas o positivado, aquela pessoa que testou positivo, aquela pessoa que testou positivo, e esse é o mesmo procedimento que tem sido adotado as equipes administrativas, aos professores, mas em si, colocar dentro de ambiente de sala uma pessoa positivada , isso não está ocorrendo”, afirmou.

Facebook
Veja também