Viagora

Equatorial Piauí alerta sobre o risco de pipas próximas a rede elétrica

De acordo com a Equatorial Piauí, incidentes relacionados ao tema devem ser notificados no número0800 086 0800.

No ano de 2021, a Equatorial Piauí apresentou um levantamento do Centro de Operações Integradas a respeito do número de ocorrências feitas por conta de pipas na rede elétrica. Foram registradas 343 ocorrências, 297 delas na capital Teresina. Por conta disso, a concessionária faz alertas sobre a necessidade de brincar com as pipas longe de fios, para que os números sejam menores neste ano.

De acordo com João Porfírio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, os riscos que a brincadeira pode proporcionar para quem empina a pipa e para a população geral são altos. “É fundamental ressaltar que a brincadeira, se realizada por crianças, deve ser supervisionada por um adulto, pois pode gerar sérios riscos. O desprendimento e o toque na rede de distribuição podem gerar curtos-circuitos, além da possibilidade de energização a linha, o que pode causar um acidente, as vezes fatal”, pontuou o Executivo de Segurança.

Conforme João Porfírio, o uso do cerol (combinação de pó de vidro com cola) se torna um risco adicional no ato de empinar pipas em centros urbanos, e principalmente próximo a redes elétricas. “O cerol pode cortar a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas, motivos pelos quais é absolutamente perigoso” concluiu o Executivo.

A Equatorial Piauí, alerta que qualquer incidente que envolva pipas no sistema elétrico deve ser notificado através do número 0800 086 0800, para que assim equipes da Distribuidora se desloquem para o local com o objetivo de realizarem avaliação técnica dos casos.

Facebook
Veja também