Viagora

Casos de dengue e Chikungunya continuam com aumento no Piauí

Segundo a Sesapi, os números são referentes a 27° semana epidemiológica, onde nesse período, o estado apresentou um aumento de 762% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período do ano de 2021.

Foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o boletim epidemiológico com os dados atualizados sobre a Dengue e Chikungunya, neste ano de 2022 no Piauí.

Segundo a Sesapi, os números são referentes a 27° semana epidemiológica, onde nesse período, o estado apresentou um aumento de 762% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período do ano de 2021.

De acordo com o levantamento, foram 18.939 notificações de casos prováveis em 203 municípios neste ano, sendo que, no mesmo período do ano de 2021, foram registrados 2.197 casos prováveis em 97 cidades do Piauí.

O boletim divulgado ainda aponta que no período referente ao ano de 2022, o estado confirmou 13.014 casos de dengue ao longo das 27 semanas epidemiológicas, enquanto no ano de 2021, foram confirmados 1.850 casos no mesmo período epidemiológico.

Segundo a Sesapi, os municípios que registraram a maior incidência de dengue da primeira semana epidemiológica até o momento atual, são os municípios de Novo Santo Antônio, Wall Ferraz, Massapê do Piauí, Antônio Almeida e Patos do Piauí.

De acordo com Ocimar Alencar, o supervisor de Entomologia da Sesapi, mesmo com o boletim registrando um grande aumento em relação ao mesmo período do ano passado, é possível observar uma redução do número de casos entre as semanas deste ano. “A partir da primeira semana do mês de junho, semana referente a 22° semana epidemiológica do ano, nós estamos observando uma redução significativa no registro de novos casos da dengue a cada semana no nosso estado, essa redução se vem se repetindo até essa semana atual. Esperamos que os números continuem apresentando uma redução, mas isso só será possível caso todos continuem fazendo sua parte no enfrentamento ao mosquito”, ressalta.

Ainda sobre a dengue, o boletim registrou que o Piauí possui oficialmente, 12 óbitos oficializados, em quatro municípios, sendo que 09 casos foram registrados em Teresina, 01 em São Miguel da Baixa Grande, 01 em Pedro II, e 01 óbito em Pio IX.

Já em relação ao Zika Vírus, a Sesapi informou que o estado apresentou uma redução de 15,4% no registro de novos casos quando comparado ao mesmo período do ano de 2021. Já são 11 casos prováveis que foram notificados em 4 municípios durante o ano de 2022, enquanto que em 2021 foram 13 casos notificados em 07 municípios. Apesar dos casos, o Piauí não notificou casos de morte pela doença.

Segundo o boletim, os dados da 27ª semana epidemiológica, também apontam que o Piauí continua com o aumento de casos em relação ao mesmo período do ano passado (2021), com um aumento de 4.770,6% do número de casos.

Conforme a Sesapi, são 6.965 casos notificados em 135 municípios do estado durante o ano de 2022, contra 143 casos prováveis notificados em 25 municípios no mesmo período do ano passado. Os municípios com maior incidência de Chikungunya por 100 mil habitantes, são os municípios de Vila Nova do Piauí, Monsenhor Hipólito, Simplício Mendes, Alagoinha do Piauí e Alegrete do Piauí. Neste ano, já foram confirmados dois óbitos pela doença, um em Teresina e um em Jaicós.

Facebook
Veja também