Viagora

Eleitores podem solicitar voto em trânsito a partir desta segunda

De acordo com o TSE, a modalidade está disponível para o primeiro, e para um possível segundo turno.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou que nesta segunda-feira (18), começará o período de solicitação do voto em trânsito, que consiste na possibilidade de o eleitor exercer o voto nas Eleições Gerais 2022 mesmo que não esteja na cidade onde tirou seu título de eleitor.

De acordo o TSE, a modalidade está disponível para os possíveis dois turnos, e caso o eleitor estiver no mesmo estado do seu domicílio eleitoral, terá o direito de votar para candidatos de todos os cargos políticos. Já os eleitores que estiverem localizados em outra unidade de federação poderão votar somente para o cargo de presidente da república.

O TSE ainda pontua que eleitores que estiverem no exterior não podem solicitar o voto em trânsito, mas os brasileiros que possuem o título de eleitor cadastrado em outro país e estiverem localizados no Brasil podem sim solicitar a modalidade.

Solicitação

Conforme as informações do Justiça Eleitoral, o processo pode ser realizado apenas de maneira presencial, em qualquer cartório eleitoral. Para o cadastro é necessário apresentar um documento oficial com foto, além de estar com o título de eleitor regularizado.

Segundo o Órgão, os cidadãos devem indicar o local onde pretendem exercer o voto. E em caso de mudança de planos, o eleitor só pode solicitar o voto em trânsito em capitais estaduais ou municípios com mais de 100 mil eleitores.

Com informações da CBN

Facebook
Veja também