Viagora

IBGE treina 2,6 mil candidatos a recenseadores em todo o Piauí

De acordo com o Instituto, o treinamento deve contar com atividades práticas, além da distribuição de materiais digitais e impressos.

Nessa segunda-feira (18), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deu início ao treinamento com os 2.633 candidatos a recenseadores em todos os municípios do Piauí. A programação segue até a sexta-feira (22).

De acordo com o IBGE, a capacitação é uma fase classificatória do processo seletivo. Os candidatos a recenseadores já realizaram uma prova objetiva aplicada em abril como primeira fase de seleção. Já a segunda etapa, conta com atividades práticas e momentos de simulação com o uso do Dispositivo Móvel de coleta (DMC), instrumento básico de trabalho do recenseador, além de materiais impressos e digitais.

Foto: Divulgação/AscomTécnicos do IBGE nas ruas de Lagoinha do Piauí.
Técnicos do IBGE.

Conforme informações do coordenador de treinamento do Censo no Piauí, Tiago Viana, após o processo cerca de 3 mil servidores piauienses estarão aptos para atuarem no Censo Demográfico 2022. “Os treinamentos são indispensáveis na medida em que prezam pela garantia da qualidade da informação coletada durante a operação censitária”, pontuou o coordenador.

O IBGE ainda pontua que os recenseadores selecionados para atuarem em regiões indígenas e quilombolas terão um dia adicional de treinamento por conta das abordagens específicas e medidas de biossegurança diferenciadas.

Os recenseadores iniciarão as entrevistas nas residências piauienses a partir do dia 1º de agosto, com fim marcado para 31 de outubro.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

IBGE

Piauí

Facebook
Veja também