Viagora

Projeção do PIB da construção civil cresce pela segunda vez em 2022

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mercado de trabalho da construção civil gerou 430 mil novas vagas entre março e maio deste ano.

Nesta segunda-feira (25), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), apontou através do estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção, que a estimativa do crescimento do Produto Interno Bruto da Construção Civil cresceu pela segunda vez consecutiva neste ano.

De acordo com Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, apesar do aumento significativo, o setor ainda aponta diminuição. “Pelo segundo ano consecutivo a construção crescerá acima da economia nacional. Entretanto, mesmo considerando a alta de 3,5% do PIB em 2022, o setor ainda registra queda em seu PIB de 23,44% no período 2014 a 2022”, explicou a profissional.

Foto: DivulgaçãoProfissional que atua no ramo da construção civil.
Profissional que atua no ramo da construção civil.

Conforme dados da CBIC, os resultados do PIB divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a construção civil, em semestre contra semestre, cresce há 7 trimestres consecutivos. “Essa sequência de números positivos ainda não tinha sido observada na série histórica do indicador, iniciada em 1996. Esses resultados fazem parte do ciclo positivo de negócios em andamento, que foi iniciado no terceiro trimestre de 2020” e mostram a importância do setor para o país”, concluiu a economista Ieda Vasconcelos.

Empregos

Segundo a CBIC, o mercado de trabalho na construção civil segue gerando resultados satisfatórios. A área já gerou mais de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 e maio de 2022. A Câmara também aponta que a construção de edifícios representou 175.640 novas vagas. Já obras de infraestrutura e serviços especializados somam 93.961 e 166.368, respectivamente.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

PIB

Construção Civil

Facebook
Veja também