Viagora

Anatel realiza consulta pública para padronizar carregadores de celular

Segundo a Agência reguladora, a consulta foi pensada após após projeto do parlamento europeu e norte americano.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz uma consulta pública com o intuito de definir os requisitos técnicos para a padronização de carregadores de telefones celulares do tipo “USB tipo C”. A Agência informa que a consulta deve ocorrer até o dia 26 de agosto.

De acordo com a Anatel, um projeto do parlamento europeu incluiu requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, incluindo telefones celulares. Por esse motivo, a consulta pública será realizada em solo brasileiro, para uma avaliação.

Ainda de acordo com a Anatel, uma proposta semelhante à do mercado europeu foi desenvolvida para o Brasil, e deve abranger carregadores de telefones celulares onde a formação depende da atualização dos requisitos técnicos para a avaliação de celulares e carregadores.

A Anatel ainda informa que parlamentares dos Estados Unidos solicitaram uma abordagem parecida com a europeia para a padronização de carregadores, que possui o objetivo de diminuir o impacto do lixo eletrônico e evitar custos altos, o que aponta a possibilidade de uma implementação em outros países.

Por Sthefany Prado

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Anatel

Facebook
Veja também