Viagora

Ministro da Saúde anuncia antiviral contra varíola dos macacos no Brasil

De acordo com Marcelo Queiroga, apesar da inexistência de estudos que comprovem a eficácia do Tecovirimat, o medicamento será utilizado em casos específicos.

Nesta segunda-feira (01), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou através do Twitter que o Brasil em uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), receberá o antiviral Tecovirimat para tratamento de varíola dos macacos (Monkeypox).

De acordo com Marcelo Queiroga, apesar da inexistência de estudos que comprovem a eficácia do Tecovirimat, o medicamento será utilizado em casos específicos. “Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, explicou o ministro.

Conforme informações do Ministério da Saúde, até esse domingo (31), o Brasil registrou cerca de 1.342 casos de varíola dos macacos. A primeira morte causada pelo vírus ocorreu no dia 29 de julho.

Sintomas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os primeiros sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão, além do inchaço nos linfonodos.

Os ferimentos na pele se desenvolvem cerca de três dias após o início dos sintomas, iniciando geralmente no rosto e espalhando pelo resto do corpo.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também