Viagora

HGV vai implantar sistema de medicamentos de dose unitária

De acordo o hospital, os medicamentos desse sistema estão prontos para serem administrados e são organizados de acordo com o horário e identificados para cada paciente.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), vai implantar um sistema de distribuição de medicamentos de dose unitária na unidade de saúde.

De acordo com informações do HGV, os medicamentos desse sistema estão prontos para serem administrados e são organizados de acordo com o horário e identificados para cada paciente. O diretor geral do HGV, Osvaldo Mendes, a distribuição unitária de medicamentos é um sistema mais seguro e econômico. “Além de representar mais segurança, a unitarização também gera redução de custos, já que o paciente recebe a dose correspondente ao seu tratamento, evitando desperdício. É um grande avanço, pois seremos o primeiro hospital da rede estadual a adotar esse método”, disse.

Já o coordenador de dispensação de medicamentos do HGV, Manoel Pinheiro, explica que na embalagem do medicamento deve constar todas as informações necessárias, como o lote, data de vencimento e a identificação do paciente. "Como você está unitarizando doses de medicamentos na farmácia, tudo deve ser identificado. No rótulo vai a identificação do paciente e da medicação, o lote de fabricação, o prazo de estabilidade e a concentração. Isso ajuda bastante em vários aspectos, sobretudo na racionalização do uso de medicamentos. Os antibióticos serão os primeiros a passarem pelo processo de unitarização”, explicou.

Manoel Pinheiro, também explica que o Hospital Getúlio Vargas possui infraestrutura para que esse sistema seja implantado no local. “Dispomos de um laboratório para manipulação dos medicamentos orais sólidos e líquidos e área de manipulação de estéreis, com capela de fluxo laminar (equipamento que mantém a esterilidade da medicação), na qual será feito o preparo e manuseio dos injetáveis. Outro detalhe importante, é que os profissionais da farmácia já começaram a passar por treinamento”, disse.

Facebook
Veja também