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No Piauí nós não negamos a ciência, afirma secretário Ellen Gera

De acordo com o secretário de Educação, é necessário que o Brasil tenha um plano voltado para a ciência.

Nesta quarta-feira (17), o secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, falou sobre os cortes nas verbas públicas na educação, durante a abertura do 5° Circuito de Ciências da Rede Estadual da Educação, realizada no Centro-Sul de Teresina.

De acordo com o secretário da Seduc, os cortes realizados pelo governo federal botam em risco para o desenvolvimento científico do país. “Nós estamos vivendo um período muito complicado para a educação, a educação, ela muitas vezes é desmontada pela não presença do poder público, no caso do âmbito federal que é onde nós estamos vivendo corte sucessivos de recursos, isso é muito perigoso para o desenvolvimento científicos”, disse.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraEllen Gera da Seduc no V Circuito de Ciências das escolas públicas estaduais
Ellen Gera da Seduc no V Circuito de Ciências das escolas públicas estaduais

Ainda de acordo com o gestor, é necessário que o Brasil tenha um plano voltado para a ciência, ele afirma também que o Piauí, ao contrário do governo federal, não nega à ciência. “Cortes nas universidades federais, cortes nos institutos federais, corte de bolsas por meio da CAPES, tudo isso prejudica as instituições federais de ensino superior e também as escolas técnicas, e também cria dificuldades para a pesquisa científica, é preciso nós termos no Brasil um plano voltado para a ciência e por isso que eu digo que o governo do Piauí ele vai na contramão do que vem sendo feito no governo federal no que diz respeito a promoção da ciência, aqui no Piauí nós não negamos a ciência”, afirmou Ellen Gera.

Conforme o secretário, a prova que o Piauí não nega a ciência é o investimento do estado em promover um projeto científico nas escolas do estado. “ Aqui está a prova, o 5° Circuito de Ciências da Rede Estadual da Educação, estamos fazendo um investimento de 800 mil reais neste circuito para que a gente possa colocar nosso estudante em contato com o desenvolvimento científico para lá na frente nós termos bons pesquisadores e podermos realizar experiências, experimentos e fazer nosso desenvolvimento social por meio da ciência”, informou.

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