Viagora

Equipe de saúde está treinada, diz Dr. Gilberto sobre varíola dos macacos

O gestor da pasta também falou sobre o primeiro paciente diagnosticado com a doença em Teresina nessa última quarta-feira (17).

Nesta quinta-feira (18), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Dr. Gilberto Albuquerque, destacou em entrevista ao Viagoraque toda a equipe do órgão está treinada caso a varíola dos macacos, doença causada pelo vírus Monkeypox, se espalhe pela capital.

O gestor da pasta falou sobre o primeiro paciente diagnosticado com a doença em Teresina nessa última quarta-feira (17), este já é o segundo caso no Piauí. Conforme Dr. Gilberto, o homem está em acompanhamento domiciliar e já está com boa parte do caso resolvido.

Foto: Viagora/ Amanda SantilianaSecretário da FMS de Teresina, Dr. Gilberto Albuquerque
Secretário da FMS de Teresina, Dr. Gilberto Albuquerque

“Nós tivemos um paciente que nos procurou no último dia 04 com suspeitas de algumas bolhas no corpo, então foi levantada a suspeita, a possibilidade de ser essa varíola dos macacos, foi coletada o material, o exame chegou ontem e confirmou. Então nós temos o paciente em acompanhamento domiciliar, com boa parte do caso em resolução e nós esperamos que isso seja suficiente”, explica.

Questionado sobre a existência de um plano da FMS voltado para o combate a varíola dos macacos caso a doença se espalhe pela capital, Dr. Gilberto ressaltou que as equipes estão prontas e a postos para atender os teresinenses.

“Nós já estamos com toda a equipe da rede de saúde treinada, tão tal que esse paciente chegou e imediatamente atendimento, o caso suspeito e coletado o material, então a equipe já estava treinada”, finaliza.

Cenário no Piauí:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) comunicou que o Piauí até o momento possui seis casos descartados, dois casos positivos, um caso provável e mais 26 casos em investigação da doença. O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado em 04 de agosto, um homem de 46 anos diagnosticado na cidade de Batalha.

Já nessa quarta-feira (17), a Sesapi confirmou outro caso de um paciente que reside na cidade de Teresina e outro que residente em São Paulo, mas estava de férias na capital, por isso o caso será contabilizado no estado de origem.

Facebook
Veja também