Viagora

Hospital de Demerval Lobão realiza cirurgias de videolaparoscopia

De acordo com a Sesapi, a técnica é a menos invasiva e mais moderna, que utiliza pequenas incisões para efetuar uma variedade de procedimentos cirúrgicos.

Nesta terça-feira (02), o Hospital João Luís de Moraes, localizado no município de Demerval Lobão, iniciou a realização de cirurgias através de videolaparoscopia.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a técnica é a menos invasiva e mais moderna, que utiliza pequenas incisões para efetuar uma variedade de procedimentos cirúrgicos, como em cirurgias de esôfago, estômago, e cirurgias gerais, além de serem usadas nas áreas de da urologia, ortopedia e neurocirurgia.

Foto: Divulgação/ SesapiTorre de videolaparoscopia
Cirurgia de Videolaparoscopia

Ainda de acordo com a Sesapi, o equipamento foi adquirido pelo órgão de saúde estadual, e além de proporcionar maior segurança, reduz o tempo de internação do paciente. O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, comenta que a implementação de torres de videolaparoscopia é uma conquista para o estado. “Esta é mais uma conquista para a saúde do Piauí, há pouco mais de um ano começamos o projeto de implantação de torres de videolaparoscopia nos hospitais do estado e agora mais uma unidade de saúde está sendo contemplada com o serviço, que nos ajuda a levar para mais perto da população atendimento de tecnologia de ponta”, disse.

Conforme a Sesapi a o equipamento de videolaparoscopia pode acessar quase todos os órgãos com um aparelho que possui uma minicâmera que transmite as imagens para um monitor de vídeo. O diretor da unidade de saúde, Francisco das Chagas Frazão, informou que o equipamento vai ajudar a diminuir a fila de espera. “Com essa torre de videolaparoscopia vamos conseguir redução da nossa fila de espera e fornecer um procedimento cirúrgico de minimamente invasivo, que traz mais tranquilidade tanto aos profissionais de saúde como aos pacientes. A do Hospital João Luís de Moraes feliz com essa nova tecnologia implantada, que vai ajudar a sermos mais resolutivos”, enfatiza o diretor.

Facebook
Veja também