Viagora

Teresina ganha Centro de Controle Operacional com 470 câmeras

De acordo com a Prefeitura de Teresina, foram investidos R$ 26 milhões, e tem como objetivo de tornar a capital uma das mais modernas em relação à segurança no trânsito no Brasil.

Nesta quinta-feira (25), o Prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, entrega o novo Centro de Controle Operacional (CCO), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), que contará com  470 câmeras espalhadas pela capital até o fim do ano.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), foram investidos R$ 26 milhões, e tem como objetivo de tornar a capital uma das mais modernas em relação à segurança no trânsito no brasil. O órgão informa que outro benefício também será comunicar a população assuntos de interesse público, e gerenciar o fluxo de veículos.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaEntrega do Centro de Monitoramento da Strans
Entrega do Centro de Monitoramento da Strans

Ainda de acordo com a PMT, a nova sala de monitoramento vai possibilitar a fiscalização semafórica e contribuir com outros órgãos como a Guarda Civil Municipal de Teresina, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, através das delegacias especializadas.  O prefeito Dr. Pessoa, comenta que a conclusão da obra beneficiará também cidades vizinhas, através do monitoramento do transporte público.

“Minha impressão, em um primeiro momento, foi excelente, quando entramos na administração municipal aqui existia somente um ‘embrião’, o início de uma ideia, um esboço do que era para ser, este centro operacional e de monitoramento irá em muito auxiliar na segurança do município. Portanto, estamos vendo a conclusão da obra, que beneficiará inclusive cidades circunvizinhas. Daqui poderemos monitorar absolutamente tudo, desde as paradas de ônibus até a movimentação do transporte público. Teresina ganha com isso. É mais proteção, é mais segurança”, disse.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaEntrega do Centro de Monitoramento da Strans
Entrega do Centro de Monitoramento da Strans

O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Cláudio Pessoa, comenta que o Centro de Controle contém sistemas integrados e câmeras de monitoramento. “Estamos animados com a construção desse centro, ele vai contribuir para a mobilidade urbana, tão quanto para a mobilidade humana, tudo isso, por meio das tecnologias que foram apresentadas nesta manhã. As soluções tecnológicas vão desde sistemas integrados, quanto às câmeras de monitoramento e sensores espalhados pela cidade. A partir de agora, poderemos auxiliar, no tráfego de veículos, e auxiliar órgãos de meio ambiente e saúde. Exercendo assim nossa função com primazia, consequentemente, melhorando a vida dos nossos munícipes”, explicou.

Facebook
Veja também