Viagora

Secretaria Unificada movimenta mais de 270 mil processos em dois anos

Conforme o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o projeto foi instituído pelo Provimento de nº 61. Neste âmbito as tarefas são dividas em cinco grupos de trabalho com um gestor responsável.

A Secretaria Unificada, projeto da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), realizou 270.788 movimentações processuais durante dois anos de atuação. A pasta completou dois anos neste ano e é responsável por unificar os trabalhos de Secretaria das 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Varas Cíveis da comarca de Teresina.

Conforme o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o projeto foi instituído pelo Provimento de nº 61. Neste âmbito as tarefas são dividas em cinco grupos de trabalho com um gestor responsável.

Ainda segundo o TJ-PI, os trabalhos de gestão da unidade são realizados pelas equipes através de etapas, são elas: atendimento, recebimento, movimentação de fluxo, cumprimento e, por fim, o controle de acervo.

A Gerente do projeto Secretaria Unificada, a servidora Laiane Oliveira, neste ano já foram realizadas 3639 baixas processuais e 101.422 movimentações.

“Já em 2022, a Secretaria Unificada já conta com 3639 baixas processuais e 101.422 movimentações. Ademais, sob controle do MAAT, a secretaria trabalha com margem de processos tramitando que não ficam parados há mais de 90 dias em secretaria (exceto os suspensos e aguardando audiência ou perícia, esse trabalho trouxe mais agilidade e celeridade ao andamento processual”, afirma.

A advogada Karine Santos Pinheiro de Vasconcelos elogiou o projeto e destacou a importância do mesmo na celeridade dos processos.

“A instalação da Secretaria Unificada resultou em agilidade e presteza no atendimento, tanto na modalidade presencial quanto pelo balcão virtual, sendo a Secretaria unificada referência quanto a este último. Destaque para a educação e capacidade dos servidores, que sempre apresentam uma postura proativa na solução das demandas dos advogados”, relata o advogado Igor Campelo da Silva. “A Secretária, depois de unificada, melhorou muito; ficaram mais ágeis os atendimentos, com servidores sempre disponíveis e dispostos a atender as solicitações”, diz.

Por fim, o corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Fernando Lopes, ressaltou as melhorias adotadas neste período através dos trabalhos da Secretaria Unificada e parabenizou as equipes envolvidas.

“em dois anos de funcionamento houve melhorias, principalmente no que diz respeito ao arquivamento de processos, nas baixas judiciais. Parabenizamos toda a equipe da Secretaria Unificada pelos excelentes resultados alcançados, especialmente em relação às baixas processuais, que é uma etapa fundamental tanto para a finalização efetiva do processo quanto para a produtividade do nosso Tribunal”, finaliza.

Facebook
Veja também