Viagora

Vacinação contra Polio e Multivacinação começa na segunda em Teresina

De acordo com a FMS, o objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite, e reduzir o numero de crianças não vacinadas.

Começa na próxima segunda-feira (08), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o esperado é até o dia 09 de setembro, a ampliação das coberturas vacinais de crianças com idades de 1 ano até 04 anos, 11 meses e 29 dias em Teresina, e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, inclusive com a realização do Dia D de Vacina, que acontece no dia 20 de agosto.

A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, faz um alerta e garante que as vacinas são seguras. “Sempre reforçamos a importância de manter as rotinas de vacinas em dia. Os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir contra mais de 30 agravos”, diz.

De acordo com a FMS, o objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade não vacinadas.

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade que não estejam vacinadas, ou, que estejam com o esquema vacinal incompleto. Ao todo, serão disponibilizados 8 tipos diferentes de vacinas, entre elas, a vacina da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada) e Febre Amarela.

A Fundação Municipal de Saúde ainda lembra que o adiamento da vacinação deve ser evitado, e só deve ocorrer em situações em que a criança ou o adolescente, esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real.

Facebook
Veja também