FMS diz que casos suspeitos de varíola dos macacos foram notificados em Teresina
O primeiro caso da doença no estado foi confirmado nesta semana, e corresponde a um paciente, homem, de 46 anos de idade, que reside no município de Batalha.
O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, irá passar a monitorar os indicadores e os casos da Varíola dos macacos (Monkeypox). Até agora, quatro casos suspeitos da doença já foram notificados em Teresina, mas nenhum foi confirmado.
O primeiro caso da doença no estado foi confirmado nesta semana, e corresponde a um paciente, homem, de 46 anos de idade, que reside no município de Batalha, na região Norte do Piauí, porém, adquiriu a infecção pois teve contato com estrangeiros.
Segundo o infectologista do COE-FMS, Dr. Walfrido Walmito: “Em 23 de julho, a Organização Mundial de Saúde declarou que a situação da ‘varíola dos macacos’ se configura como emergência de saúde pública de interesse internacional; ontem, os Estados Unidos declararam emergência de saúde por causa da doença”, informa.
De acordo com a prefeitura de Teresina, desde 2020, o COE-FMS monitora os indicadores epidemiológicos da COVID-19 e subsidia a gestão municipal nas tomadas de decisão em saúde pública. O comitê é composto por profissionais de diversas áreas, como infectologia, virologia, enfermagem, saúde pública e análise de sistemas de informação.
Teresina
Piauí
Monkeypox
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Teresina
Prefeitura de Teresina
-
Teresina realiza dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite
Conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a abertura do dia D acontece às 08h na UBS do Poty Velho, e tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação deste público alvo. -
Hospital São Marcos anuncia que pode encerrar atividades em Teresina
A APCCAA ainda destaca que a direção está empregando todos os esforços junto ao Poder Público, e já notificou os entes federados bem como as autoridades públicas competentes. -
Sesapi divulga Plano de Contingência contra a varíola dos macacos
Segundo o órgão, as informações estratégicas estão contidas em um documento com 30 páginas e foram divulgadas nesta quinta-feira (18). -
-
Equipe de saúde está treinada, diz Dr. Gilberto sobre varíola dos macacos
O gestor da pasta também falou sobre o primeiro paciente diagnosticado com a doença em Teresina nessa última quarta-feira (17). -
Compra de insumos está sendo feita, diz Dr. Gilberto na Câmara de Teresina
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, informa que não há alterações nos serviços de saúde oferecidos pelo município, ele diz também que Teresina possui insumos para os próximos 45 dias.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir