Viagora

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite inicia em Teresina

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a campanha também abrange a Multivacinação e acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta segunda-feira (8).

Inicia nesta segunda-feira (8), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) espera ampliar as coberturas vacinais até o dia 9 de setembro de crianças com idades de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, inclusive, com a realização do Dia D de Vacina, em 20 de agosto.

Conforme o Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque as UBS possuem toda a estrutura para aplicação de vacinas e convoca pais e responsáveis de crianças das faixas etárias vacinais para se dirigem ao posto de saúde mais próximo. “Temos toda a estrutura para o atendimento com a aplicação das vacinas. É essencial manter atualizada a carteira de vacinação e prevenir doenças graves nas crianças”, informa.

Para Emanuelle Dias, coordenadora da vacinação da FMS, os imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem prevenir contra mais de 30 agravos. “As vacinas são muito importantes para assegurar que as crianças tenham saúde”, destaca.

De acordo com a Fundação, o reforço de vacinação só deve ocorrer caso crianças ou adolescentes não estejam com sintomas ou doenças febris graves para assim evitar que essas complicações sejam atribuídas a vacina e mascarem o problema real.

Campanha Nacional de Multivacinação

Para Poliomielite, o objetivo é ampliar a cobertura vacinal e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade conforme informa o Calendário Nacional de Vacinação.

A Multivacinação também abraça um público de crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), Febre amarela.

Facebook
Veja também