Viagora

Sesapi apresenta projetos de investimentos na saúde ao Banco Mundial

A reunião foi realizada no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), na zona Leste de Teresina.

Nesta quarta-feira (14), os representantes das áreas técnicas da Secretaria de Estado da saúde (Sesapi), se reuniram com membros do Banco Mundial para a apresentação do projeto que visa investimentos na saúde e assistência social, envolvendo a Secretaria de Planejamento, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. A reunião foi realizada no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), na zona Leste de Teresina.

De acordo com a Sesapi, dentro da área da saúde os investimentos serão voltados para a vigilância em saúde, fortalecendo as áreas da vigilância ambiental, vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador e vigilância sanitária.

Foto: Divulgação/SesapiSesapi e Banco Mundial apresentam projetos de investimentos junto para vigilância em saúde
Sesapi e Banco Mundial apresentam projetos de investimentos junto para vigilância em saúde

O secretário Neris Júnior afirma que as áreas de vigilância reforçaram a importância dentro de uma realidade de pandemia, com isso investimentos nessas áreas é dever da gestão, para garantir uma vigilância de maior qualidade e com mais condições de desempenhar seu trabalho. “Esse projeto reforça os cuidados que a Sesapi tem com a saúde da população, fizemos um trabalho exemplar no enfrentamento a pandemia e percebemos a importância de manter investimentos nas áreas de vigilância em saúde, deixando nossas vigilâncias mais preparadas para atender e ajudar a levar uma saúde de maior qualidade para todos os piauienses”, disse.

A diretora de unidade de planejamento da Sesapi, Ana Eulálio, destaca que os resultados atingidos pelo Piauí no enfrentamento a pandemia de Covid-19, demonstra a importância desses investimentos nessa área. “Analisando o trabalho conjunto e todos os esforços tomados pela Sesapi, verificamos a importância e os impactos que os trabalhos voltados para a vigilância em saúde tiveram dentro dos resultados do estado no enfrentamento a Covid-19. Coleta de dados, análise, identificação dos riscos, condições favoráveis para a disseminação da doença entre outros pontos, além de orientações para o poder público sobre como agir nos diversos momentos da pandemia justificam a prioridade dessa reestruturação da nossa vigilância em Saúde”, afirmou.

Ainda de acordo com a Sesapi, os investimentos junto ao Banco Mundial também devem chegar ao âmbito da reestruturação e requalificação dos processos de trabalho, das condições tecnológicas e funcionamento do Lacen.

O economista sênior do Banco Mundial, Roberto Lunes, frisa que o projeto que vem sendo elaborado e será apresentado é único, além de trabalhar uma área fundamental para a saúde de todos os piauienses. “A vigilância em saúde é uma área que afeta a qualidade da saúde de todos nós, e é raro identificarmos um estado que se dispõe a investir nessa área como o Piauí está se propondo. É uma posição quase que pioneira com esses investimentos e altamente estratégica para a qualidade da saúde no estado nestes próximos anos”, destacou.

Vista ao CEIR

Na oportunidade, Neris Júnior juntamente com o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, realizaram uma vistoria nas obras de instalação dos dois elevadores, e no novo aparelho de ressonância magnética no CEIR.

“Verificamos agora o novo equipamento de ressonância magnética e também as obras de instalação dos dois elevadores aqui no prédio do Ceir. São investimentos importantes que irão ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo centro para a nossa população, além de levar mais acessibilidade para o ambiente que é referência nos trabalhos de reabilitação”, disse o secretário de Saúde.

Facebook
Veja também