Viagora

Sejus promove projeto de xadrez na Cadeia Pública de Altos

De acordo com o gerente da Cadeia Pública, a ação que abraça 60 detentos torna o ambiente carcerário mais ameno.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), anunciou um novo projeto de ressocialização no sistema prisional do Piauí. Nomeado como ‘Projeto Atuar para Ressocializar’, a ação promove na Cadeia Pública de Altos o ensino do xadrez para os detentos.

De acordo com a Sejus, além do xadrez, o projeto engloba o futebol, entre outras atividades culturais e educacionais, incluindo apresentações de teatro e palestras educativas. O projeto de ressocialização á uma parceria entre a Secretaria e a Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e deve promover a remição da pena de presos.

Conforme informações do gerente da Cadeia Pública, o policial Rafael Magalhães, além da ressocialização dos 60 detentos envolvidos no projeto, a ação auxilia o ambiente prisional em si. “Apresentamos a ideia do xadrez e, de pronto, foi aceita. Fomos atrás de parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública e o Ministério Público que ajudaram com a doação de jogos e a ministração das aulas. É uma atividade que, além da remição, ocupa a mente do reeducando e deixa o ambiente carcerário mais ameno”, pontuará o gerente.

Segundo Caio Sousa, um dos internos que está participando do Projeto Atuar para Ressocializar, os jogos de xadrez reduzem o estresse do local. “O xadrez é muito importante porque tira o foco das coisas ruins. A atividade estimula muito a mente, faz com que a gente pense sempre antes de agir, tenha raciocínio mais rápido e nos ensina a ter estratégias em tudo", disse o detento.

Facebook
Veja também