Monitoramos organizações no Piauí após atos em Brasília, diz Chico Lucas
O secretário também falou sobre as possíveis penalidades que servidores públicos envolvidos nesses atos podem sofrer.
Nesta quinta-feira (12), o secretário de segurança do estado do Piauí, Chico Lucas, comentou sobre como estão sendo feitas as investigações de pessoas que participaram dos atos em Brasília que resultaram na depredação das sedes do três poderes STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.
De acordo com Chico Lucas, o que está sendo feito é o monitoramento das organizações no Piauí. “O que temos que fazer é monitorar possíveis organizações terroristas no território do Piauí, que está sendo feita pela inteligência, e também vamos responsabilizar os servidores que estimulam ou participaram dos atos antidemocráticos”, disse o secretário.
Segundo Chico Lucas, já foram identificados nomes de alguns piauienses que participaram dos atos de depredação em Brasília. “Aqui do Piauí já existe alguns [nomes identificados], a gente não sabe se eles saíram daqui ou se já estavam lá, mas nós temos alguns piauienses já presos. O Ministro Alexandre de Moraes definiu que vai ser com a Polícia Federal de Brasília, então a gente aqui está subsidiando com informações, mas há piauienses sim e a gente está monitorando os grupos de Teresina para saber se há da parte deles algum planejamento para essas ações”, explica Chico Lucas.
O secretário também falou sobre as possíveis penalidades que servidores públicos envolvidos nesses atos podem sofrer. “Se eu sou servidor e faço um juramento quando assumo uma função pública, principalmente na segurança, de defender o ordenamento jurídico, defender a ordem legal, de cumprir a constituição Federal, e a constituição do estado, e eu estimulo a violência, estimulo atos antidemocráticos, eu estaria descumprindo a minha missão”, conta o secretário.
Por fim, o secretário completa falando que já foi instaurado processos disciplinares contra policiais civis e militares. “A gente já instaurou uns processos disciplinares contra policiais civis, delegados e policiais militares que tenham participado de atos, principalmente aqueles que pregam a violência contra o estado democrático de direito. Se houver a responsabilização deles, eles podem ser inclusive demitidos sim se ficar provado que eles cometeram crimes e que eles infringiram o estatuto dos servidores públicos civis, no caso dos policiais civis e no caso dos policiais militares se eles estiverem descumprindo a suas determinações éticas e morais, eles têm um dever de ordem, de cumprir a ordem”, encerra Chico Lucas.
Piauiense preso em Brasília nos atos de depredação
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), através do Gabinete de Crise Contra Antidemocráticos, confirmou que o homem, identificado como João de Oliveira Antunes Neto de 19 anos, é natural do município de Dirceu Arcoverde no Piauí e está entre os presos suspeitos de participar dos atos de protesto e depredação da sede dos Três Poderes em Brasília, no último domingo (08).
-
Criança atingida por tiro acidental morre no Hospital de Urgência de Teresina
De acordo com informações preliminares, um homem estava limpando a arma quando o disparo acidental foi efetuado, atingindo o menino na região da cabeça. -
Mulher é morta a tiros dentro de supermercado em Canto do Buriti
Conforme informações preliminares, a vítima foi assassinada na tarde desta terça-feira (21) e o principal suspeito é o ex-namorado dela. -
Corpo de adolescente desaparecido é encontrado no Rio Poti na zona Norte de Teresina
Conforme informações preliminares, a vítima foi localizada após a prisão dos principais suspeitos de envolvimento na sua morte. -
Operação da PM prende três suspeitos de participação em homicídio em Teresina
Conforme a PM, as equipes realizavam diligências para localizar os suspeitos, quando um deles foi capturado em uma área de mata às margens do Rio Poti. -
Polícia Civil prende homem por descumprimento de medida protetiva em Teresina
Conforme a polícia, a prisão aconteceu em cumprimento a um mandado expedido pela Justiça após o investigado descumprir determinações judiciais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir