Viagora

Prefeito de Campo Maior vai ser julgado por homicídio em fevereiro

O prefeito Joãozinho Félix disse que ainda não foi notificado e afirmou que é inocente.

O juiz da 1ª Vara da Comarca de Campo Maior proferiu despacho marcando audiência de instrução e julgamento para o dia 02 de fevereiro às 9:30 hs, contra os acusados de participarem do assassinato de Alípio Ribeiro, ex-vice-prefeito de Jatobá do Piauí e irmão do radialista e jornalista Arnaldo Ribeiro. A decisão foi emitida no dia 10 de novembro de 2022.

Figuram como acusados de participarem do homicídio na ação penal, o prefeito de Campo Maior Joãozinho Félix, Rosa Maria Silva Freitas, Francisco Teixeira Dantas, Francisco Teixeira Dantas Júnior e João Batista da Silva Reis.

Foto: Divulgação/InstagramPrefeito Joãozinho Felix
Prefeito Joãozinho Felix
Entenda o caso

Alípio era servidor público e foi assassinado a tiros dentro do prédio da secretaria municipal de Saúde de Campo Maior em junho de 2009. Os tiros foram disparados por dois pistoleiros que logo em seguida fugiram numa motocicleta.

O Ministério Público sustenta que Alípio Ribeiro foi assassinado por ser irmão do radialista e jornalista Arnaldo Ribeiro que fazia fortes críticas à administração do prefeito Joãozinho Félix no ano de 2009. 

De acordo com a acusação, o prefeito estava incomodado com as críticas do radialista e procurou Rosa Maria Silva Freitas para que providenciasse alguém para matar Alípio Ribeiro e, dessa forma, atingir seu opositor Arnaldo Ribeiro, que também seria assassinado em data posterior.

Atendendo o pedido do prefeito, Rosa Maria manteve contato com Marco Aurélio Pereira Araújo (Marco Gago) e acertou o assassinato dos irmãos pelo valor de R$ 150 mil.

Marco Gago delegou a tarefa de contratar os pistoleiros para os acusados Francisco Teixeira Dantas (Dantas) e Francisco Teixeira Dantas Júnior (Pajeú).

O Dantas e Pajeú contrataram Raimundo Carneiro da Silva e João Batista da Silva Reis para executarem o crime.

Morte por encomenda

De acordo com o Ministério Público, o jornalista Arnaldo Ribeiro não foi executado após a morte do irmão, porque o prefeito Joãozinho Félix não pagou o valor acertado pelos crimes.

Em outubro de 2009 a polícia conseguiu prender Francisco Teixeira Dantas Júnior e Raimundo Carneiro da Silva. Junto com eles também foi encontrado a arma do crime, um revólver calibre 38.

Marco Gago, um dos acusados de participação no crime, acabou sendo assassinado a tiros algum tempo depois.

Outro lado

Procurado pelo Viagora o prefeito disse que ainda não foi notificado e afirmou que é inocente. “Ainda não fui notificado. Não quero falar pois não fiz parte disso aí. Me colocaram não sei porquê, mas quando chamarem eu vou ver o que é e o porquê de me acusarem disso. Sou inocente, sem dúvidas”, disse Joãozinho Félix.

Facebook
Veja também