Viagora

Centro de Saúde Lineu Araújo oferece medicação para pacientes com HIV

De acordo com a FMS, são realizados atendimentos especializados e acompanhamentos para pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS e hepatites virais.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), divulgou nesta segunda-feira (9), o Centro Integrado a Saúde Lineu Araújo, está oferecendo atendimento especializado para tratamento e acompanhamento para pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/AIDS e hepatites virais, pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

De acordo com a FMS, a SAE apresentou uma aumento no atendimento de 6,3% em 2022, em relação a 2021 com um total de 13.309 mil consultas médicas, de enfermagem e de psicologia. Em 2021 foram feitas 12.485 consultas médicas e de enfermagem.

Foto: Divulgação/FMSCentro de Saúde Lineu Araújo oferece tratamento e medicação para IST/AIDS e hepatites virais
Centro de Saúde Lineu Araújo oferece tratamento e medicação para IST/AIDS e hepatites virais

O diretor-geral do CISLA, Francisco Cavalcante, afirma que em 2022 foi incluído o serviço de psicologia no programa SAE, com o objetivo de complementar o atendimento. “São pacientes que necessitam de acompanhamento especializado e oferecemos um serviço de qualidade que funciona bem e serve a toda população”, disse.

Ainda de acordo com a FMS, os atendimentos acontecem de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde, disponibilizando consultas com infectologistas, enfermeiras, assistente social, serviço com farmacêutico, técnica de farmácia e técnicas de enfermagem. O paciente também recebe gratuitamente toda a medicação para o tratamento na farmácia do Lineu Araújo, de segunda a sexta das 7h às 12h, e das 13h às 17h.

A infectologista da FMS, Norma Salmito, explica como funciona o atendimento aos pacientes. “O atendimento é feito através do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ou quando o paciente tem resultado de exame do Centro de Testagem e Aconselhamento com exame que comprova IST/AIDS ou hepatites virais. Todos os pacientes são tratados de forma global com infectologistas, enfermeiros, psicólogo e assistente social e recebem toda a medicação de forma gratuita para o tratamento”, destacou.

Facebook
Veja também