Viagora

Advogado acusa Equatorial Piauí de causar prejuízo de R$ 80 mil em Redenção do Gurguéia

A Equatorial Piauí comunicou que está investigando as causas do incidente e vai adotar as medidas cabíveis.

Nessa segunda-feira (16), o advogado Marcos Rocha fez uma denúncia ao Viagora, relatando que teve um prejuízo de cerca de R$ 80 mil decorrente de incêndio dentro da sua propriedade, que teria sido provocado por um curto-circuito após intervenção da Equatorial Piauí. O caso foi registrado na BR 135, KM 407, na localidade de Angical, em Redenção do Gurguéia.

O dono da propriedade, desde 2011, explicou que comercializa madeira, pois tem uma plantação de eucalipto. Marcos afirmou que uma equipe fazia o corte da lenha há 11 dias e na sexta-feira (13), foram surpreendidos por representantes da empresa que faziam uma operação na rede de alta tensão, que passa sobre a propriedade.

“Eu tenho uma plantação de eucalipto em Redenção do Gurguéia, e eu comercializo a madeira na região. A empresa que eu vendi estava lá fazendo o corte dessa madeira. Eles começaram a cortar dia 02 de outubro, e na sexta-feira saiu o primeiro caminhão de lenha, daria umas 20 carradas. Lá tem uma rede de alta tensão e a equipe da Equatorial estava lá fazendo uma intervenção lá em cima da minha propriedade.”, explicou.

Segundo o proprietário, para a realização do procedimento técnico, a equipe da Equatorial pediu a retirada de todos que estavam na propriedade, diante do risco de choque. Assim que os funcionários retornaram, houve um curto-circuito que atingiu e queimou toda a lenha cortada.

“O fato ocorreu 11h:30 da manhã, eles pediram para que os funcionários da empresa, responsáveis pelo corte, para saírem da propriedade pois havia risco de choque. Todos saíram e quando voltaram deu curto-circuito, no calor de 40 graus que fez lá, ventou e na hora que bateu deu nisso”, afirmou.

O fogo não se alastrou para os terrenos vizinhos, pois de acordo com Marcos, sua propriedade é cercada. “Ao fazer essa intervenção, caiu em cima das palhas, das folhas de eucalipto, com isso incendiou a propriedade toda. Ainda bem que eu tinha uma cerca na minha propriedade e o fogo não passou para as propriedades vizinhas. As lenhas que levaram 11 dias sendo cortadas, queimaram, incêndio geral mesmo. A única que restou foi uma madeira em pé que não foi atingida pelo incêndio. O prejuízo está na faixa de 80 mil reais”, detalhou.

Marcos afirmou que tentou solucionar o problema com a Equatorial, que o orientou a procurar o atendimento e apresentar uma reclamação com documentos comprobatórios para serem avaliados. O dono da propriedade quer o ressarcimento do prejuízo gerado pela empresa.

“Eu estava viajando e comecei a tomar minhas medidas agora, até agora não consegui contato com a empresa, já mandei e-mail e mensagem no Whatsapp. Eu quero que a empresa pague pelo prejuízo, me pague por cada carrada destruída”, enfatizou.

O advogado alega ainda que a empresa cometeu crime ambiental pela queimada da madeira, afetando também o cliente para qual a mesma foi vendida.

“Além disso, deu prejuízo a empresa que comprou de mim. Tem a questão também do crime ambiental que eles cometerem, pois eles incendiaram minha propriedade com plantação”, complementou.

Outro lado

À reportagem, a Equatorial Piauí informou que está investigando as causas do incidente e vai adotar as medidas cabíveis. Confira abaixo a nota de esclarecimento na íntegra:

Sobre a situação relatada na localidade Angical, no município de Redenção do Gurguéia, a Equatorial Piauí informa que a ação de manutenção foi realizada por uma equipe de campo de uma empresa prestadora de serviços com a devida autorização do proprietário do terreno. 

A distribuidora também comunica que está averiguando as causas do incidente e após a conclusão dessa etapa, irá adotar as medidas cabíveis.

Facebook
Veja também