Viagora

Seduc e TJ-PI lançará Projeto Justiça Restaurativa em escola em Teresina

A solenidade acontecerá às 9h no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti), Solange Sinimbu Viana Area Leão.

Nessa segunda-feira (02), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), divulgou que realizará nesta terça-feira (03), o lançamento do Projeto Justiça Restaurativa. A solenidade acontecerá às 9h no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti), Solange Sinimbu Viana Area Leão, instituição de ensino escolhida para ser a escola piloto do projeto em Teresina.

O evento contará com a presença do governador Rafael Fonteles; do prefeito de Teresina, José Pessoa Leal; do secretário de Educação, Washington Bandeira; do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa; do secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso. Também estarão presentes gerentes regionais de Educação e demais autoridades. Na ocasião, será assinado o termo de cooperação entre a Seduc e ao TJ-PI para o desenvolvimento do projeto.

O secretário Washington Bonfim disse que o projeto contribuirá para a formação cidadã dos estudantes e de toda a comunidade escolar envolvida. “Esse projeto será muito importante para promovermos a verdadeira educação no seu sentido integral, especificamente pelo segmento da educação cidadã. A experiência de levar a justiça restaurativa para o ambiente escolar proporcionará um espaço de desenvolvimento humano e social com base nos valores da cidadania e do respeito a si e ao outro”, contou.

Justiça Restaurativa

Segundo o Governo do Piauí, a  Justiça Restaurativa é um método de solução de conflitos e violência que se orienta pela sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. O projeto como objetivo promover a cultura de paz no ambiente escolar, através de círculos de construção de diálogos entre a comunidade escolar. Os momentos serão mediados por quatro profissionais da Seduc que foram capacitados para o desenvolvimento das atividades, sendo duas técnicas do setor da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (Ugie) e duas técnicas da Gerência Regional de Educação.

Facebook
Veja também