Viagora

Projeto de lei institui o Dia Estadual das APAES no Piauí

Franzé Silva disse que a data visa reconhecer e enaltecer o trabalho incansável realizado por essas organizações e seus colaboradores em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Nessa segunda-feira (30), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi lido o projeto do presidente e deputado estadual Franzé Silva (PT), o qual institui o Dia Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) e seus profissionais e involuntários.

Franzé Silva disse a data visa reconhecer e enaltecer o trabalho incansável realizado por essas organizações e seus colaboradores em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como promover a conscientização sobre a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Na oportunidade, também foi lido projeto do deputado Dr. Vinícius (PT), que institui o Dia Estadual do Diabetes. O petista afirmou que pesquisam apontam que o Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos no mundo. A doença cresce acompanhando a obesidade. Existem em nosso país cerca de 13 milhões de pessoas com diabetes, sendo que nem todos fazer o uso de insulina, o que podem trazer complicações e risco de morte.

Já a deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), pediu que fosse reenviado ao governador Rafael Fonteles (PT), e ao secretário de Saúde, Antônio Luís Soares, providências para a reestruturação da Coordenação Regional de Saúde da cidade de Parnaíba. Ela também requereu à Fonteles e ao secretário de Turismo e ao de Infraestrutura, a realização de obras prometidas. Além disso, solicitou ao Governo do Estado e a Secretaria de Cidades, a apresentação de todos os documentos relativos aos projetos de construção do porto de Luís Correia.  

Ainda na sessão plenária, o deputado estadual, Dr. Hélio (PT), requereu ao governador e ao secretário da Setur, Pablo Santos, o desenvolvimento de obras voltadas para a reestruturação da Orla da Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, e da Praia de Atalaia, em Luís Correia, para melhorar a recepção para os turistas.

Facebook
Veja também