Viagora

SSP-PI realiza simulação de assalto a instituição financeira em Picos

A capacitação visa combater crimes como "Novo Cangaço" e "Domínios de Cidades”

A Secretaria de Segurança Pública informou que realizou durante os dias 06 de 10 de novembro, no município de picos, o I Seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repreensão aos Crimes Violentos contra o Patrimônio.

A ação realizada pelo Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o 4° Batalhão de Polícia Militar. A capacitação teve como objetivo preparar as forças de segurança pública para o combate aos crimes na modalidade "Novo Cangaço" e "Domínio de Cidades".

De acordo com informações da SSP, a primeira etapa do treinamento teve início na quarta-feira (08), na agência do Banco do Brasil, localizada no Centro da cidade. A simulação mostrou como seria uma ação real de ataque a uma instituição financeira, com reféns, onde as principais vias da cidade foram bloqueadas, até o momento da prisão dos criminosos em área de mata. Além disso, foi realizado um exercício simulado onde um carro-forte foi assaltado no aeroporto do município. A segunda etapa do treinamento foi realizada na quinta-feira (09), com a simulação de um assalto a uma empresa de transporte de valores, onde explosivos foram utilizados e pessoas foram mantidas reféns.

Foto: Divulgação/SSPI Seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repreensão aos Crimes Violentos contra o Patrimônio.
I Seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repreensão aos Crimes Violentos contra o Patrimônio.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, o plano desenvolvido na cidade de Picos, poderá ser implantado em outros municípios do estado do Piauí. "Esse plano é muito bem elaborado, ele serve de base para todos os demais municípios piauienses, claro, dentro de uma adaptação, tamanho e complexidade. A equipe organizadora está de parabéns, além disso, gostaria de agradecer o apoio das instituições financeiras privadas, pois sem elas, esse evento não teria acontecido. As forças de segurança têm que estar preparadas para prevenir essa ação, mas também temos que estar preparados para reprimir de forma inteligente, estratégica e científica", pontuou o comandante.

“Abrimos vagas para 40 alunos de vários órgãos, entre eles, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal. Vale ressaltar que os exercícios simulados a uma base de transporte de valores e uma instituição financeira, são de grande importância, pois tem como objetivo colocar em prática tudo que foi desenvolvido durante o seminário”, destacou o comandante do Policiamento Especializado, coronel James.

Facebook
Veja também