Viagora

Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual é lançado em Teresina

A proposta é implantar a ação nas escolas da Rede Municipal de Ensino, atendendo as estudantes com idade entre 10 e 55 anos.

A Prefeitura Municipal de Teresina lançou o Programa da Erradicação da Pobreza Menstrual nessa terça (14), em solenidade na Escola Municipal Parque Itararé, situada na zona Sudeste da capital. Mais de 151 adolescentes conheceram o projeto que também será estendido às demais escolas da Rede Municipal de Ensino, atendendo as estudantes com idade entre 10 e 55 anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semec), o programa tem o objetivo de reduzir as faltas e a evasão escolar das alunas, principalmente devido aos transtornos vividos nos períodos menstruais e consiste no fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes do sexo feminino.

Foto: Divulgação/PMTAlunas participam da solenidade de abertura do Programa da Erradicação da Pobreza Menstrual
Alunas participam da solenidade de abertura do Programa da Erradicação da Pobreza Menstrual

Como participar

As estudantes matriculadas nas escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino, na faixa etária entre 10 a 55 anos, incluídas no Cadastro Único, Número de Identificação Social (NIS) ou em algum benefício eventual da Prefeitura de Teresina, podem participar do Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual. O direito é regido pela Lei N° 5.667 de 26 de novembro de 2021 e regulamentada pelo Decreto N° 23.067 de 24 de outubro de 2022, que fundamenta a implementação do programa na Rede Pública Municipal.

“Sem dúvida, com essa iniciativa, espera-se assegurar a dignidade e o bem-estar de nossas alunas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar produtos de higiene menstrual. Além disso, o programa contribui para a promoção da equidade de gênero e para a erradicação da pobreza menstrual. Hoje, firmamos mais um compromisso com a nossa comunidade escolar”, afirma a secretária executiva de Gestão da Secretaria Municipal de Educação, professora Edileusa Sampaio.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, o programa foi desenvolvido em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, através de palestras educativas e informativas.

Durante a solenidade houve a distribuição de pacotes de absorvente, palestras e orientações sobre promoção e proteção à saúde menstrual e entrega de folder informativo. O Programa da Erradicação da Pobreza Menstrual é de autoria da vereadora Euzuila Calixto.

Por: Alessandra Fonseca

Facebook
Veja também