Viagora

Projeto de Lei busca instituir Dia da Prematuridade no Piauí

O autor do projeto, o deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume, destacou que as complicações da prematuridade são a principal causa de morte no neonatal.

O Projeto de Lei para instituir o Dia Estadual da Prematuridade e a Semana Estadual de Conscientização da Prematuridade, no Estado do Piauí foi apresentado pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Segundo o autor do projeto, as complicações da prematuridade são a principal causa de morte no período neonatal e por isso bebês prematuros necessitam de atenção especializada e cuidados específicos que lhes permitam sobreviver, crescer e se desenvolver de forma saudável.

Na sessão plenária também foram lidos quatro requerimentos que ainda serão votados no plenário, já o Projeto de Lei, será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O parlamentar destacou a importância de conscientizar a população sobre o cuidado centrado na família que possui csos de prematuridade. “A campanha global deste ano é "Pequenas ações, Grande Impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares." O foco é a necessidade de mães e pais não serem considerados visitantes e terem acesso irrestrito às Unidades de Terapia intensiva Neonatais (UTIN) e conscientizar sobre a importância do cuidado centrado na família - medida que traz enormes benefícios para o desenvolvimento do bebê, pois promove o contato pele a pele, a amamentação e o apego precoce, bem como para as famílias, pois reduz o estresse e a angústia”, afirmou Dr. Marcus Vinícius Kalume.

Kalume também encaminhou ofício ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí - lDEPl, com a solicitação de sete quilômetros de recuperação da estrada vicinal entre a localidade Tabuleiro do Mato e a localidade Várzea Grande, no município de Floriano. Além disso, a recuperação de três quilômetros da estrada vicinal entre a localidade Riacho do Pinto e Canta Alegre, todos no município de Floriano, com o intuito facilitar o trânsito, o acesso da população e melhorar o bem estar da comunidade.

O deputado solicitou também, ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí e ao Secretário Estadual da infraestrutura - providências no sentido de construir um açude em Capuama, também em Floriano, beneficiando outras regiões próximas, que atenderá os moradores e na criação de animais no verão.

Por: Alessandra Fonseca

Facebook
Veja também