Viagora

Evandro Hidd propõe Programa de Proteção à Crianças Diabéticas

O projeto de lei tem o objetivo de combater à discriminação da criança e do adolescente diabético em Teresina.

Com a intenção de propiciar meios que reduzam o sofrimento de crianças diabéticas, os monitoramentos diários dos níveis de glicemia no sangue, vem contribuindo para a melhoria na qualidade de vida. Esse é o propósito do Projeto de Lei de autoria de vereador Evandro Hidd (PDT), que dispõe sobre o Programa de Proteção à Crianças Diabéticas no âmbito do município de Teresina.  

A proposta é destinada às crianças com diagnóstico de diabetes tipo 1 e 2, e tem o objetivo de oferecer meios precisos de controle de glicemia, possibilitando a aplicação de tratamento adequado ao nível da doença em que a paciente se encontra. Além disso, o PL também visa conscientizar sobre a adoção de hábitos alimentares saudáveis, bem como estimular à prática de atividade física regular, a fim de reduzir os fatores de risco para o aparecimento do diabetes ou efetivar o seu controle e combater à discriminação da criança e do adolescente diabético.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com os níveis crescentes de má alimentação e inatividade física entre crianças e jovens em muitos países, a ocorrência de diabetes tipo 2 na infância e adolescência pode se tornar um problema de Saúde Pública com sérios resultados para a saúde.

“O tratamento do diabetes e suas consequências é responsável pelo gasto de 12% do total de recursos em Saúde em todo o mundo. Cerca de 50% dos portadores de diabetes tipo 2 não são diagnosticados, o que faz com que esses indivíduos estejam mais susceptíveis às complicações da doença. Daí a importância também de serem criados programas que dêem uma segurança maior às crianças diabéticas, com tratamentos menos dolorosos e mais assertivos”, declara Evandro Hidd.

Além disso, o projeto foi aprovado na Casa Legislativa em primeira e segunda votação, agora segue para sanção da administração municipal.

Por: Noely Alvarenga 

Facebook
Veja também