Evandro Hidd propõe Programa de Proteção à Crianças Diabéticas
O projeto de lei tem o objetivo de combater à discriminação da criança e do adolescente diabético em Teresina.
Com a intenção de propiciar meios que reduzam o sofrimento de crianças diabéticas, os monitoramentos diários dos níveis de glicemia no sangue, vem contribuindo para a melhoria na qualidade de vida. Esse é o propósito do Projeto de Lei de autoria de vereador Evandro Hidd (PDT), que dispõe sobre o Programa de Proteção à Crianças Diabéticas no âmbito do município de Teresina.
A proposta é destinada às crianças com diagnóstico de diabetes tipo 1 e 2, e tem o objetivo de oferecer meios precisos de controle de glicemia, possibilitando a aplicação de tratamento adequado ao nível da doença em que a paciente se encontra. Além disso, o PL também visa conscientizar sobre a adoção de hábitos alimentares saudáveis, bem como estimular à prática de atividade física regular, a fim de reduzir os fatores de risco para o aparecimento do diabetes ou efetivar o seu controle e combater à discriminação da criança e do adolescente diabético.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com os níveis crescentes de má alimentação e inatividade física entre crianças e jovens em muitos países, a ocorrência de diabetes tipo 2 na infância e adolescência pode se tornar um problema de Saúde Pública com sérios resultados para a saúde.
“O tratamento do diabetes e suas consequências é responsável pelo gasto de 12% do total de recursos em Saúde em todo o mundo. Cerca de 50% dos portadores de diabetes tipo 2 não são diagnosticados, o que faz com que esses indivíduos estejam mais susceptíveis às complicações da doença. Daí a importância também de serem criados programas que dêem uma segurança maior às crianças diabéticas, com tratamentos menos dolorosos e mais assertivos”, declara Evandro Hidd.
Além disso, o projeto foi aprovado na Casa Legislativa em primeira e segunda votação, agora segue para sanção da administração municipal.
Por: Noely Alvarenga
Teresina
Piauí
Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP)
Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)
Evandro Hidd
Câmara Municipal de Teresina
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor.Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região.Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes.Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária.Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir