Viagora

Defesa Civil faz capacitação sobre prevenção de riscos em Teresina

A ação faz parte do Programa Defesa Civil Prepara e levou conhecimentos sobre o combate as situações de risco, especialmente no período chuvoso.

Neste sábado (02), a Secretaria da Defesa Civil (Sedec) promoveu uma capacitação sobre prevenção de riscos para lideranças comunitárias dos bairros Poti Velho, Mafrense e São Joaquim, na cidade de Teresina. A ação faz parte do Programa Defesa Civil Prepara.

De acordo com o Governo do Piauí, o enfrentamento aos desafios e situações de risco, especialmente no período chuvoso, além de noções de primeiros socorros foram temáticas pautadas na reunião, que ocorreu no Polo Cerâmico do Bairro Poti Velho, zona Norte da capital.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíDefesa Civil promove capacitação sobre prevenção de riscos no período chuvoso
Defesa Civil promove capacitação sobre prevenção de riscos no período chuvoso

O projeto da Defesa Civil tem o objetivo de preparar os lideres comunitários visando a redução de riscos e melhorias na resiliência, através de exercícios práticos com especialistas em gestão de desastres e profissionais de risco e desastres.

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, destacou que a região Norte da capital tem maior ocorrência de alagamentos, por isso a necessidade de reforçar os conhecimentos sobre prevenção neste contexto.

“Aqui começou a cidade de Teresina, onde teve seus primeiros povoadores, e é uma área muito suscetível a alagamento. Então, essas comunidades sofrem muito durante o período chuvoso. Daí a importância ímpar das atividades de preparação, de explorar a percepção de risco, a prevenção, e a missão de qualificar os sujeitos, os agentes comunitários, as lideranças para lidar com essa situação, sendo parceiros estratégicos da Defesa Civil na região, multiplicadores das boas práticas”, explica o climatologista.

O professor Rodrigues faz parte da Associação Cultural do Bairro Poty Velho e explicou os benefícios do encontro para a comunidade. “Essa parceria é necessária, visto que nessa região é uma área de risco, porque temos aqui dois rios que banham essa região, onde tem também uma lagoa, que quando eles transbordam, alagam a área, e as pessoas que estão aqui hoje, precisam dessas orientações para atuarem de forma segura em momentos de risco, sendo capacitadas e ficando cada vez mais próximas da Defesa Civil, atuando com as boas práticas dentro da comunidade”, disse o líder comunitário

Facebook
Veja também