Viagora

Polícia detalha investigação sobre assassinato de Flávia Wanzeler

De acordo com o delegado Baretta, do DHPP, o responsável pelo disparo que matou a jovem foi o suspeito identificado como "Biel", preso nessa segunda-feira (13).

Na tarde dessa segunda-feira (13), após um trabalho integrado, a Polícia Civil e Polícia Militar, prendeu três suspeitos de envolvimento na tentativa de assalto que resultou na morte da estudante de medicina, Flávia Wanzeler, de 23 anos em Teresina no domingo (12).

Segundo o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, o Baretta, após investigações, um dos suspeitos, conhecido como “Biel”, preso em Caxias, no estado do Maranhão, foi apontado como autor do disparo que matou a jovem.

Foto: Matheus Santos/ViagoraDelegado Baretta, DHPP
Delegado Baretta, DHPP

De acordo com Baretta, outros dois suspeitos também foram presos, identificados como “Ceará” e outro conhecido como “Macapá”. Segundo o delegado, na hora do ocorrido, quem desceu e fez a abordagem foram Biel e Ceará. “Nós pegamos dois aqui em Teresina, na região do Morada do Sol. Segundo depoimentos, quem atirou foi o Biel. Lá, desceram para fazer a abordagem o Biel e o Ceará, ficou no carro o Macapá”, disse o delegado.

Explicando a dinâmica do crime baseado nas investigações, Baretta explica que o DHPP tomou conhecimento por volta das 17h do domingo (12). “Imediatamente eu acionei meu plantão de atendimento, lá compareceu, fez todos os levantamentos necessários, entrevistou o condutor do veículo em que a vítima estava”, explicou Baretta.

Foto: Montagem/ ViagoraSuspeito e vítima
Suspeito Biel e vítima

O namorado da vítima relatou ao delegado como foi a abordagem dos criminosos. “Ele disse que ia se deslocando em marcha reduzida porque estavam conversando e decidindo onde iriam almoçar. Nesse momento, um carro que vinha atrás deles o interceptou fechando. Dele [carro dos suspeitos], saiu dois indivíduos e fizeram a abordagem. Ele imediatamente engatou a ré, só que o carro bateu num portão que tem em uma construção”, ressalta o delegado.

Segundo Baretta, nesse momento, o suspeito identificado como “Biel”, chegou ao lado da janela e efetuou o disparo. “Nesse momento, um dos indivíduos, o Biel, encostou pelo lado do motorista a uma curta distância, isso inclusive está anotado pelo perito criminal, e efetuou o disparo”, informou Baretta.

De acordo com o delegado, o tiro passou pelo vidro e atingiu o ombro da vítima, passando e se alojando em seguida em seu coração. “O projetil fez uma trajetória transfixando o vidro e atingindo o ombro esquerdo da Flávia e indo se alojar no tórax e atingindo o coração dela que segundo as informações ela teve morte imediata”, explicou Baretta.

Depoimento dos suspeitos

Sobre o depoimento dos suspeitos, o delegado falou que um deles explicou que após o ocorrido questionou o motivo do disparo. “Segundo o depoimento ele deixa claro o seguinte, quando ele efetuou o disparo, o Ceará que é comparsa dele, disse no depoimento que falou para ele ‘rapaz, não precisava ter atirado, porque que tu atirou?’, ele disse que sorriu e disse ‘Isso foi apenas efeito colateral’.

Para o delegado, o suspeito Biel é um indivíduo que é desprovido de sensibilidade. “É um indivíduo que você não poderia esperar outra coisa. É um indivíduo desprovido de sensibilidade, é um indivíduo frio, calculista, que responde a vários processos criminais, que faz do crime o seu meio de vida”, completa o Baretta.

Veículo do crime

O diretor do DHPP também deu detalhes sobre o veículo utilizado no crime. “Esse veículo que eles andavam tinha sido tomado em janeiro desse ano ali no Real Copagre, e estava escondido em uma casa lá na Vila Bandeirantes justamente esperando a hora de praticar outros crimes”, disse o diretor.

Baretta também informa que todos os envolvidos no crime já possuem passagem pela polícia. “Todos tem passagem pela polícia. Indivíduos conhecidíssimos do aparelho comercial e da justiça, mas deles que ainda permanecem tecni9camente primários pois nunca foram julgados, condenados ou absolvidos”, ressalta o delegado.

O delegado reitera que o caso trouxe consternação. “A gente fica consternado. É uma jovem na flor da idade que perdeu a vida com um futuro brilhante, e um individuo desse que sai para cometer crimes armado e tira a vida dessa pessoa”, lamenta Baretta.

Facebook
Veja também