Rafael discute ações de combate à violência contra mulher com Cida Gonçalves
A ministra também informou que para o “Dia 8 de Março”, serão anunciadas várias ações como o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio.
Nessa quinta-feira (16), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), recebeu a vista da Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, para tratar de ações e políticas publicas de enfrentamento à violência contra mulheres. O encontro aconteceu no Palácio de Karnak, localizado no Centro de Teresina.
De acordo com o chefe do executivo estadual, o Ministério da Mulher foi recriado pelo presidente Lula (PT), assim como a Coordenadoria foi transformada em Secretaria no Piauí, com o objetivo de ampliar as políticas de apoio às mulheres, especialmente no enfretamento à violência e na promoção da independência financeira através de programas do empreendedorismo feminino.

“Acho que são as duas principais políticas para que possamos ter as mulheres cada vez mais respeitadas e com a igualdade que esperamos na sociedade que, inclusive, elas são predominantes com 52% da população”, disse Fonteles.
Rafael lamentou que o estado tem vivido casos graves de violência contra a mulher. “Então essa visita da ministra vai nos ajudar a ter procedimentos mais rígidos em todas as secretarias, envolvendo todos os poderes para que o caos não fique na impunidade e, principalmente, não ocorram mais”, falou.
O governador também ressaltou do programa estadual “Fomento Mulher”, que ajuda as empreendedoras a conquistar sua independência financeira. “Sem dúvida, isso representa muito no crescimento e na proteção das mulheres, pois elas precisam de mais inclusão na economia”, destacou.
Cida Gonçalves afirmou que está estabelecendo uma parceria para procedimentos em casos concretos. “São investimentos e planejamentos para que possamos ter o estado do Piauí como exemplo para o Brasil de enfretamento à violência contra mulheres, para que não tenhamos mais feminicídio e violência sexual da forma como tem ocorrido”, contou.
Segundo a ministra a parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, juntamente com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e a Assembleia Legislativa, poderá contribuir para um estado e país sem violência contra as mulheres.
A ministra também informou que para o “Dia 8 de Março”, serão anunciadas várias ações como o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, que trabalha ações de prevenção, com a expansão da Patrulha Maria da Penha, tornozeleira eletrônica, campanha nas escolas para discutir com as crianças o que pode e o que não pode. “precisamos fazer com que a população, as crianças, as mulheres, os adolescentes possam dizer não e para isso precisam ter conhecimento e informações”, completou.
Na oportunidade, Cida garantiu que o orçamento do ministério é pequeno, já que o governo anterior destinou apenas R$ 23 milhões. “Estamos recompondo o orçamento e teremos um orçamento maior e se não tivermos recursos, teremos ações com diversos outros ministérios, de forma integrada, para termos ações concretas e sairmos dessa situação”, explicou.
A secretária do Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, também estava presente na reunião e afirmou que além dos equipamentos previstos como a “Casa da Mulher Brasileira” em Teresina, em Picos e São Raimundo Nonato, será possível avançar em outras casas e parcerias. “Foram vários momentos de construção com a ministra, que segue até sexta-feira (17), com uma reunião com o secretário de Segurança Chico Lucas, e com a Rede de Enfretamento à Violência. Então vamos consolidar todas essas politicas nessa visita da ministra, e que avance para que possamos ampliar o enfretamento da violência contra a mulher”, disse.
TRE do Piauí desaprova contas de 2024 do Diretório Estadual do Progressistas
As irregularidades que levaram a desaprovação foram constatadas pelo Núcleo de Assistência e Apoio às Prestações de Contas do TRE-PI (NAAPC).Vereadora Tatiana Medeiros está sob observação clínica no HUT, diz boletim médico
De acordo com o Hospital de Urgência de Teresina, a vereadora recebeu atendimento multidisciplinar, incluindo medidas terapêuticas e diagnósticas necessárias.Ciro Nogueira reúne 150 prefeitos piauienses durante evento em Brasília
Mais de 500 pessoas participaram do encontro, que contou com gestores de todas as regiões do estado.Prefeito de Angical do Piauí fecha contrato com empresa sem licitação por R$ 998 mil
A parceria foi assinada dia 02 de abril deste ano e terá vigência até 31 de dezembro.Vereadora Tatiana Medeiros é levada para o HUT após ser encontrada desacordada
A parlamentar foi encontrada pelos policiais no Quartel do Comando Geral em Teresina, onde ela se encontra presa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir